Depois de muitos rumores, durante o Xbox Games Showcase 2025, a ASUS e a Microsoft revelaram finalmente os seus projetos conjuntos no mundo das consolas portáteis: As ROG Xbox Ally e ROG Xbox Ally X.
Dito isto, se estavas à espera de ver um belíssimo ecrã OLED nestas consolas de 2025… Podes tirar o cavalinho da chuva. Ambas as versões vêm com ecrã IPS Full HD de 7’’ a 120Hz, e não, não é um erro ou corte de última hora.
Foi decidido assim, e existe alguma lógica no porquê.
Então porquê não OLED?
Segundo Whitson Gordon, gestor de marketing gaming da ASUS, a razão está na autonomia e no suporte a VRR (Variable Refresh Rate). Ou seja, apesar do facto de a ASUS adorar OLED nos monitores desktop da linha ROG, nos portáteis a conversa é outra.
- “Fizemos R&D, testámos protótipos com OLED, mas ainda não está no ponto ideal quando se junta VRR à equação. Não vamos abdicar do VRR. Em 2025, se um ecrã não tiver VRR, para mim, nem é um ecrã de gaming.”
Além disso, OLED com VRR consome muito mais energia, o que poderia comprometer a bateria de um dispositivo que já está no limite do que é possível encaixar em formato portátil.
Preço também foi um fator (óbvio!)
O ROG Ally não é para substituir o teu portátil principal ou a tua consola de sala. É um segundo dispositivo, e a ASUS tem isso bem claro.
Não quer vender um produto que “custa um rim”, como referiu o próprio responsável. É por isso que há que cortar nos excessos que a maioria dos utilizadores nem sente falta.
Conclusão
Pode parecer estranho ver uma consola portátil em 2025 sem ecrã OLED, mas quando se junta o puzzle todo, ou seja autonomia, VRR, custo, etc… A decisão começa a fazer sentido.
Infelizmente, apesar do facto de a tecnologia ter evoluido muito, nem tudo o que brilha é OLED.