Robô resolve o cubo de Rubik de forma incrível! Veja o vídeo!

Se já teve oportunidade de ter nas mãos o famoso cubo de Rubik sabe que não é uma tarefa fácil resolvê-lo. No entanto as máquinas parecem ter uma especial apetência para a resolução destes desafios graças às mentes responsáveis pelo seu desenvolvimento.

Os criadores de hardware Ben Katz e Jared Di Carlo conseguiram um feito enorme ao ultrapassarem o recorde anterior de resolver o famoso cubo em apenas 0.38 segundos. Na prática isto é uma melhoria de 40% comparativamente ao anterior recorde de 0.637.

Segundo o blog destes dois inventores, o robô utilizado aproveita seis motores Kollmorgen ServoDisc U9 – normalmente utilizado em braços robóticos de alta-precisão e alta-velocidade para manipularem o cubo com uma enorme velocidade. Na realidade, visto a olho nu apenas de vê os bocados coloridos a ficarem na ordem certa.

Este robô avançado também utiliza duas câmaras PlayStation Eye para analisarem e calcularem a melhor solução antes de qualquer movimento ser feito. Isto ajuda a contribuir para uma maior velocidade. Importa salientar que os criadores desta fantástica peça de hardware também desenvolveram controladores especiais para os seis motores do robô para que apenas um se mova numa dada altura. Este factor é de facto muito importante porque caso contrário pode acontecer o que mostra o vídeo abaixo:

 

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário