(Análise) Tribit Stormbox Blast: Coluna Portátil Incrível!

Caso não conheça a fabricante, a Tribit é uma empresa de áudio recente que tem vindo a ser capaz de surpreender, chegando um pouco mais longe, de até mesmo abanar este mercado, com um vasto leque de ofertas, e claro, com uma qualidade acima do esperado para o preço.

Afinal de contas, criar algum impacto num mercado normalmente dominado pela LG, Sony e JBL, é tudo menos uma tarefa fácil! 

Algo especialmente interessante, porque a Tribit conseguiu abanar o mundo das colunas altifalantes de alta capacidade, sem pedir preços ridiculamente altos. Ou seja, não são necessários preços exorbitantes para enfrentar as campeãs deste segmento.

Desta forma, mesmo com um mercado a abarrotar de alternativas, a verdade é que a grande maioria dos consumidores continua a procurar um bom equilíbrio entre a qualidade, e o preço. Algo que a Tribit conseguiu alcançar de forma incrível! Vamos dar uma olhadela à Tribit Stormbox Blast? Antes de mais nada, posso afirmar que foi a experiência mais completa, e com mais potência para um tamanho compacto, que tive até ao momento!

Isto já para não falar dos pormenores como a capacidade IPX7, uma pega para ajudar no transporte, e até umas luzes LED que conseguem ajudar a animar qualquer festa!

- Advertisement -

(Review) Tribit Stormbox Blast – A melhor coluna Bluetooth portátil para 2023!

Tribit Stormbox Blast – Design

Como sempre, este é um campo muito subjetivo para muitos compradores, pois gostos não se discutem. No entanto, as opiniões à minha volta têm sido bastante positivas, indo de encontro à minha opinião pessoal.

Temos iluminação LED capaz de reagir à música em reprodução, temos um design retangular com uns acabamentos arredondados, bem como a pega no topo que agiliza bastante o transporte desta incrível oferta da Tribit, para qualquer lado. Uma forte similar à famosa JBL Boombox, mas com um áudio à altura, ou até superior, por um valor mais simpático para a nossa carteira.

Dito isto, temos aqui uma coluna focada em projetar todo o seu poderio numa única direção, com todos os altifalantes apontados para a frente do equipamento, acompanhados por duas membranas passivas nas laterais, que ajudam (e bem) quando o assunto é grave “bass”.

Em mais detalhe, temos aqui quatro colunas, dois altifalantes para os médios e baixos com 30W cada e dois twetters de 15W para uns agudos potentes. Sem esquecer nas membranas passivas, que ajudam bastante nos graves, estamos aqui falar a numa coluna com um total de 90W. Mas tome nota, estes 90W superam largamente ofertas que supostamente garantem muito mais potência.

Já a sua construção exterior é baseada em plásticos rijos de qualidade, borrachas, e claro, as grelhas de metal que ficam bem, e são capazes de proteger bem o equipamento. No entanto, não se deixe enganar pois a Tribit Stormbox Blast é uma oferta que pesa 5.25KG.

Tribit Stormblast

Na zona superior temos os botões ON/Off, Bluetooth, Play/Pause, Controlador de volume e de Iluminação, e ainda um botão XBass . Na sua zona inferior, temos apenas os quatro pés de borracha que garantem muita aderência a qualquer base. Aliás, apesar da enorme vibração que a coluna é capaz de oferecer, o equipamento simplesmente não sai do lugar.

Já na traseira, temos uma tampa em borracha que protege uma saída de energia USB-C, porta de carregamento AC e uma saída aux de 3.5mm.

Tribit Stormbox Blast – Introdução ao desempenho e áudio

Apesar de não ter conhecido a Tribit mais cedo, a verdade é que esta empresa ganhou mais um admirador. Afinal de contas, na minha experiência, a Tribit Stormbox Blast conseguiu superar largamente as expetativas ao trazer qualidade de som para cima da mesa, sempre acompanhada por muito e bom. Uma experiência que nos faz olhar para os 90W, e pensar que este número nem corresponde à realidade.

Afinal de contas, o equipamento oferece potência a sério, com bastante e bom bass, que conjuga muito bem com os médios e agudos do equipamento. Aliás, faz tudo isto sem apresentar qualquer distorção. Porém, a 100% vai notar alguma compressão DSP.

Em poucas palavras, apesar da sua capacidade outdoor, dou por mim a optar por utilizar esta coluna para som interior, tudo graças à qualidade e versatilidade do seu áudio.

Tem apenas uma ressalva, após os 80% de volume, ela tende a parar de aumentar o bass e apenas aumenta os médios e agudos.

Curiosamente, a Tribit não teve qualquer receio em colocar os watts que chega num total de 90W rms!

No entanto, para um consumidor mais entendido na matéria, a verdade é que no som, os Watts de potência máxima ou nominal são “apenas números”. Podemos comparar isto, como os megapixéis nas câmaras dos smartphones, que claro está, não contam a história toda.

Nota do redator: Em testes contra colunas portáteis com mais watts e até uma aparelhagem que prometia 100W, a Tribit Stormbox Blast superou largamente em todos os campos, bass, médio e agudo.

Preciso de ainda mais potência?

Em uma palavra, não. A Tribit garantiu que a Stormbox Blast vai preencher as necessidades da grande maioria dos utilizadores com apenas um equipamento. Contudo, melhor que uma é ter a capacidade de utilizar duas Stormbox Blast em modo Stereo, num futuro teste.

Um pormenor a realçar é que de momento o limite de equipamentos em simultâneo está limitado a apenas dois.

Tribit Stormbox Blast

Tribit – Luzes, Autonomia e Utilização

Luzes Led

Apesar de não serem essenciais, quanto mais funcionalidades melhor e aqui as luzes RGB fazem isso mesmo. Afinal, quando o assunto é festa as luzes RGB ajudam bastante.

Assim sendo, a Tribit Stormbox Blast garante duas barras LED laterais e iluminação dos dois altifalantes principais ao som da música. A luz é forte e faz o pretendido, no entanto, temos apenas duas opções para o modo como as luzes reagem ao som.

Em suma, apesar de agradar muitos entusiastas e de serem bem-vindas, as luzes LED não são de todo o foco do equipamento.

Tribit Stormbox Blast

Autonomia

Pois bem, segundo a empresa este altifalante é capaz de até 30 horas de utilização com a sua bateria de 6.600 mAh. No entanto, não espere isto se pretende ouvir a sua música com bastante bass e volume à mistura. Na minha utilização, entre os 80-100% de volume, o equipamento durou em média entre 5 a 8 horas de tempo, mas isto varia conforme o género de música e se os LEDs estão ou não ligados.

Num volume comodo, a rondar os 20-30% dou por mim a ouvir musica quase o dia inteiro.

Já o carregamento temos o cabo AC incluído na caixa, que demora em média 4 horas e meia para uma carga total. Aqui senti a falta da capacidade em carregar via USB-C, algo que ajuda imenso quando estamos em ambientes outdoor e temos uma Powerbank à disposição.

Tribit Stormbox Blast

Tribit Stormbox Blast – Utilização diária

A experiência de um altifalante Bluetooth começa desde o simples clique no botão On/Off. Assim sendo, nesta oferta temos uma reação rápida ao toque com um som discreto a garantir que o equipamento está a ligar.

Já no campo de Bluetooth temos a tecnologia 5.3 à nossa disposição, mas não existe tecnologia NFC e nem temos um microfone incluído. Não é a oferta mais completa, mas o que faz, faz bem e de forma rápida.

Algo de admirar num equipamento deste tamanho é a sua resistência a água com a certificação IPX7, que garante que pode mergulhar este equipamento até 1 m de profundidade durante 30 minutos.

Tribit Stormbox Blast

Tribit Stormbox Blast – Conclusão

Em suma, a Stormbox Blast demonstrou ser um equipamento que garante uma potência incrível, boa autonomia, um áudio equilibrado (sem distorção), tudo isto aliado a certificação IPX7 e umas luzes RGB a ajudar a festa.

Em poucas palavras, Tribit Stormbox Blast é de momento a campeã do preço, potência e qualidade nesta gama de equipamentos!

Com um preço a rondar os 230€ para Portugal, a Tribit Stormbox Blast é facilmente a melhor escolha na sua gama. É um altifalante portátil capaz de enfrentar qualquer ambiente, com uma qualidade incrível, um volume bastante acima do comum e rivaliza ofertas bem mais caras como a JBL Boombox 3.

Ficou interessado, pode conhecer ao pormenor mais sobre a Stormbox Blast no site da Tribit. Clique aqui.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Muito perto da perfeição. Mas ainda há espaço para melhorar.(Análise) Tribit Stormbox Blast: Coluna Portátil Incrível!