Inicio Especiais (Review) Sony SRS-XB43 - Surpreendente em todos os sentidos!

(Review) Sony SRS-XB43 – Surpreendente em todos os sentidos!

(Review) Sony SRS-XB43 – Surpreendente em todos os sentidos! – A Sony é inegavelmente uma das rainhas do mundo do áudio, uma coroa que não é nada fácil de manter, mas que continua bem assente na cabeça da gigante Japonesa.

Aliás, é fácil dizer que na grande maior parte dos equipamentos da empresa existe aquele toque que caracteriza um produto desta fabricante.

Entretanto, como já deverá ter percebido, o mercado de colunas Bluetooth está agora a abarrotar de equipamentos que querem oferecer todo o tipo de funcionalidades pelo menor valor possível. Contudo, quando queremos um bom áudio de confiança aliado à qualidade a Sony é uma das marcas onde pode apostar.

Assim sendo, tive a oportunidade de fazer review à Sony XB43 e posso afirmar que foi a melhor experiência no geral que tive até ao momento!

Desde o seu áudio, capacidade IP-67, resistência à agua salgada, 24h de autonomia e muito mais… Este altifalante portátil tem uma atenção ao detalhe enorme e a experiência de utilização é simplesmente outro nível.

Mas vamos à review detalhada.

Sony SRS-XB43

Sony XB43 – Design

Apesar de o design ser um dos aspetos em que as opiniões costumam divergir imenso, a Sony voltou a surpreender. Afinal de contas, quando utilizava esta coluna as reações foram sempre positivas desde o tamanho, aspeto e curiosamente… Até as luzes! O que claro está, muito se deve à forma como reagem à música.

Posto isto, a coluna está desenhada de forma a projetar maior parte do seu áudio numa direção, com os altifalantes todos apontados para a frente do equipamento. Falando em altifalantes… Tem aqui duas colunas full-range com um design retangular, dois altifalantes para os agudos e um altifalante passivo em cada lado do equipamento.

Felizmente, tudo isto foi colocado num formato “pequeno” tendo em conta a sua potência e capacidades.

O seu exterior conta com uma construção em rede capaz de proteger todo o equipamento, bem como uma pega não escorregadia. Mas não se deixe enganar, é que apesar das dimensões esta coluna pesa 2.9kg! Mas calma que compensa com as 24h de autonomia.

Sony SRS-XB43

Dito isto, na sua zona superior temos os botões On/Off, Bluetooth, Play/Pause, ajuste do volume e mudar de faixa e ainda o botão Live. Na sua zona inferior, temos apenas dois pés de borracha que garantem que o equipamento não sai do lugar. Já na traseira temos uma tampa em borracha e no interior existe uma saída de energia USB-A, porta de carregamento USB-C, entrada Aux Jack 3.5mm e os botões Light e Bateria, Party e ST Pair.

Para terminar o Design, tenho a afirmar que o seu aspeto simples garante que poderá ser utilizado tanto no exterior como no interior sem chamar demasiado à atenção, o que é sempre um ponto positivo.

Sony SRS-XB43

Sony XB43 – Introdução ao desempenho

Primeiramente, estamos aqui a falar de um produto Áudio da Sony e sim temos aqui imensa qualidade de som. Afinal, o equipamento oferece muito volume, um bom bass que conjuga na perfeição com os sons médios e agudos do equipamento. Tudo isto sem apresentar qualquer distorção.

Sony SRS-XB43

Curiosamente, alguém sabe quanto Watts (RMS) tem esta coluna da Sony?! É que a marca voltou a não colocar este número nas especificações! No entanto, os consumidores mais entendidos na matéria sabem que os Watts de potência máxima ou nominal são apenas números. Algo que podemos comparar aos megapíxeis das câmeras de smartphones, que em boa verdade nada garantem em termos de qualidade propriamente dita.

Isto obriga a olhar para o altifalante de outra forma e não apenas para os números numa folha de papel.

Sony SRS-XB43

Áudio

Temos aqui um equipamento que superou todas as minhas expectativas. Para os aficionados da Sony, sim, esta coluna faz parte da longa gama de equipamentos com tecnologia EXTRA BASS o que aumenta muito os graves e equipa também o modo Live para um som 3D envolvente.

Em poucas palavras, projeta o som para mais longe de uma forma mais abrangente ao estilo de um palco com o som a ser projetado num angulo superior.

Sony SRS-XB43

Precisa de ainda mais potência?

Apesar do volume acima do comum da Sony SRS-XB43, a fabricante garantiu a capacidade de a utilizar lado a lado com um equipamento igual ou compatível. Se utilizar no modo ST Pair poderá ter dois equipamentos em modo Stereo. No entanto, se utilizar o modo Party, poderá ter até 100 equipamentos ao mesmo tempo em Mono.

Sony SRS-XB43

Sony SRS-XB43 – Luzes, Autonomia e Utilização

Atualmente existem muitos entusiastas que procuram o melhor som possível, mas sempre com a adição de luzes e RGB à mistura para ajudar a potenciar toda a festa.

A Sony SRS-XB43 garante uma iluminação local focada no próprio equipamento e não na projeção de luzes. Na minha opinião está é a melhor forma de adicionar luzes a uma coluna sem a tornar exagerada.

Uma nota importante a realçar é a forma como as luzes reagem ao som em tempo real. Sim em tempo real, o algoritmo utilizado neste equipamento consegue escolher uma faixa de frequências para cada ocasião e reagir em tempo útil.

Aliás, um técnico de iluminação de espetáculos em palcos ficou admirado com a capacidade deste equipamento da Sony. Veja em baixo um pequeno vídeo que ilustra o que estou a falar.

O equipamento conta com Leds brancos para iluminar os quatro altifalantes centrais e uma barra RGB 360º em cada lateral. No entanto, tenho de informar que terá apenas a capacidade de ter as luzes desligadas ou simplesmente ligadas a reagir à música.

Entretanto, terá de instalar no seu smartphone as aplicações da Sony, Music center e Fiestable de forma a garantir muito mais funcionalidades de Luz e som.

Sony SRS-XB43 – Autonomia

Uma autonomia brutal é uma surpresa agradável! Este equipamento garante até 24h* de utilização num único carregamento… (As 24H de autonomia são reais se utilizar o equipamento em modo Stamina a 50% de volume.)

A autonomia é algo que nunca me fez ficar preocupado, a coluna garante muitas horas mesmo com luzes e o equipamento a 100%. Ainda assim, a mesma avisa quando necessita de carregar. No entanto, tem também o botão “Batt” que informa a qualquer momento a carga da bateria.

Sony SRS-XB43

Além de tudo isto, temos a capacidade de utilizar este equipamento como uma Powerbank e ao contrário também!

Sim leu bem. A Sony SRS-XB43 utiliza a entrada USB-C para ser carregada o que são ótimas notícias. Um pormenor muito importante que é raro encontrar em equipamentos mais potentes.

Afinal de contas, 24H de utilização é muito tempo mas ter a facilidade em utilizar uma powerbank para alongar a autonomia é simplesmente brutal num equipamento com esta potência.

Sony SRS-XB43 – Utilização diária

A experiência de um altifalante Bluetooth portátil começa até no simples clique do botão On/Off. Aliás, existem equipamentos que levam 1-3 segundos a reagir ao clique de ligar/desligar, ou até garantem sons indesejáveis cada vez que liga. No entanto, nada disso acontece com este equipamento da Sony que garante uma utilização é incrível.

Para ligar/desligar o equipamento basta um simples toque no botão On/Off, sem demoras, sem sons ou vibrações irritantes. Aquando ligado terá o LED no botão e as próprias luzes que ficam em modo “Breath” enquanto não utiliza o equipamento.

A conectividade Bluetooth 5.0 suporta SBC, AAC, LDAC e é feita de forma rápida. Além disso, temos a tecnologia NFC que torna todo processo quase instantâneo.

Dito tudo isto, o próprio equipamento tem microfone embutido com boa captação de som. Algo que é de admirar num equipamento com tanta resistência a poeiras e a água salgada com varias certificações como IPX7 e IP-67.

Sony SRS-XB43

Sony SRS-XB43 – Conclusão

Em suma, no final do dia, temos aqui um equipamento que garante não só uma autonomia brutal, um som incrível, umas luzes a condizer e uma total despreocupação quanto à chuva ou até mesmo água salgada.

Assim, se ficou interessado na Sony SRS-XB43 o preço deste equipamento ronda os 230€. O que é um preço obviamente significativo para qualquer carteira… Mas claro… A inúmera atenção ao pormenor e a qualidade tem um preço acrescido. Afinal, tem aqui um equipamento incrível para quem procura um altifalante portátil capaz de superar qualquer ambiente, ao oferecer muitas funcionalidades e uma utilização diária de qualidade.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também

Apple pode substituir grátis o ecrã do iPhone 11 numa condição!

Se o seu iPhone 11 não está a responder como deve ser a toques, pode estar elegível para uma substituição grátis por parte da...

(Leak) A Sony PlayStation 5 Pro vai ter uma placa gráfica ‘dual’!?

A consola de nova geração da Sony mal chegou ao mercado, e já se começou a falar de uma alegada versão 'Pro'! É impressionante,...

(Especial/Opinião) iOS vs Android: Como está a rivalidade em 2020?

iOS vs Android em 2020: Eu passo o meu ano inteiro a saltar de review de smartphone Android em review de Smartphone Android, navegando...

Alerta Play Store: veja agora se tem alguma destas onze apps!

Parece mentira mas não é. Aplicações Android com mais de 250 milhões de downloads estão vulneráveis. Tudo devido a um falha de segurança grave...

Motorola: revelados os primeiros smartphones de 2021!

A Motorola vai começar 2021 a lançar mais dois smartphones amigos da carteira. Estes dispositivos têm, para já, os nomes de código Capri e...