Connect with us

Reviews

LG Gram 14” – A prova que todas as gramas contam! (Review)

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

Análise LG Gram – Lembro-me perfeitamente da altura em que entrei na faculdade… Em que os meus queridos pais decidiram atualizar o meu portátil para não ter problemas longe de casa!

Nessa altura, o portátil que tinha de levar todos os dias para Lisboa, pesava qualquer coisa como 3/4kg.

Que até nem parece muito, mas temos de adicionar à equação o carregador! Que mais parecia uma autêntica estação de abastecimento de eletricidade para uma cidade. No fundo, andei com cerca de 5kg às costas, de comboio para o metro, do metro para a faculdade e por fim… De sala em sala, dia após dia! Isto, até mudar de portátil claro está.

É raro ver um portátil da LG no dia a dia… Mas é algo que pode mudar num futuro bem próximo, graças ao LG Gram!

Afinal de contas, os portáteis ultra finos e ultra leves costumam ser brilhantes tanto no design como na sua funcionalidades! E o LG Gram de 14” não é exceção à regra!

Este portátil tem muita qualidade dentro de um pacote bastante pequeno e sobretudo… Muito leve!

Vamos por partes, este LG Gram de 14”, conta com um ecrã de uma qualidade extraordinária, um keyboard ‘clicky’ e uma bateria estrondosa! Isto já para não falar no peso de todo o pacote, que fica abaixo de 1kg.

No entanto, nem tudo são rosas… A qualidade de construção é boa, mas fica sempre uma sensação ‘plástica’ enquanto manuseamos o portátil. (uma clara desvantagem do seu diminuto peso.)

Design

O LG Gram tem um exterior super minimalista, algo que poderá ou não gostar… Mas eu sou fã de coisas simples mas bonitas, por isso, gosto do aspeto da máquina.

Mas o que mais me surpreende não é o aspeto exterior, é a robustez do chassis!

LG Gram

Sendo constituído por uma estrutura metálica de magnésio e nano-carbono que consegue mais 20% de durabilidade e resistência em comparação às estruturas convencionais de magnésio.

Dito isto, o corpo do LG Gram foi concebido para passar com distinção numerosos testes de durabilidade, como choque, temperaturas extremas, pó e humidade.

LG Gram

Tornando esta máquina, a escolha mais indicada se pretende trabalhar nas condições mais adversas… Ou tem apenas mãos de manteiga e uma severa falta de jeito ao pé de tecnologia de ponta.

Primordialmente, ao pesar menos de 1kg, e com as dimensões de 323 mm x 212mm x 16.5mm, o LG Gram é o portátil mais leve atualmente no mercado.

No entanto, apesar de ser bastante fino, a conectividade não sofreu! No lado esquerdo, temos a entrada do carregador, uma porta USB 3.0, uma porta HDMI e ainda uma outra entrada USB-C. Em paralelo, no lado direito, temos um ‘Secure Lock’, uma porta USB 3.0, e uma entrada para auscultadores bem como suporte a cartões microSD.

Aquece?

Apesar de todos os componentes dentro do corpo do LG Gram, nunca notei um aquecimento acima do razoável.

Ecrã

LG Gram

O LG Gram conta com um ecrã de 14” IPS LCD Full HD com margens muito pequenas, capaz de oferecer uma extensa gama de cores, visto suportar 96% sRGB. Além disto, o ecrã IPS LCD permite ao utilizador trabalhar em qualquer tipo de ambiente, devido à capacidade e fiabilidade do painel.

Se por acaso está no mercado à procura de um portátil para ver séries e filmes… Vai ter aqui uma grande surpresa! Consumo multimédia é simplesmente um mimo neste ecrã IPS

Desempenho

Em termos de desempenho, se o seu objetivo é a produtividade e conforto, então, o LG Gram irá capaz de aguentar o que quer que seja!

Tenha 20 abas abertas no Chrome, ou um ficheiro Excel com linhas até dizer chega, o processador Intel Core i5-8259U, 8GB de RAM, 256 GB de armazenamento (SSD), e por fim uma gráfica integrada Intel UHD 620, irão certamente tomar conta do recado.

Falei em produtividade e conforto, porque a este preço, irá conseguir arranjar soluções com muito mais performance no mercado!

Contudo, o foco do LG Gram não é ser o portátil mais poderoso do Universo… É sim ser competente em tudo o que faz, mantendo um peso abaixo do 1KG e autonomia de fazer abrir a boca de espanto.

Mas vamos aos testes propriamente ditos! No benchmark Geekbench 4, conseguimos 10655 pontos em multi-core, e no 3DMark Time Spy, conseguiu 401 pontos, o que é normal tendo em conta que não tem placa gráfica dedicada.

Pontuações que ficam um pouco aquém de alguns rivais diretos, como o MateBook X ou Dell XPS.

No entanto, no HandBrake, o LG Gram demorou cerca de 23 minutos a fazer transcode de um vídeo 4K para 1080p, significativamente abaixo dos 27 minutos do MateBook X Pro.

Gaming

Apesar de dizer nesta análise que irá conseguir mais performance noutros portáteis. Tenho de salientar que irá conseguir facilmente jogar os títulos ‘e-Sports’ do momento sem grandes problemas! Jogos como Overwatch, League of Legends ou Fortnite não irão ter qualquer problema, desde que baixe algumas definições gráficas.

LG Gram

Dito isto, se quer um portátil para jogar a sério, talvez seja boa ideia procurar noutro lado.

Bateria

Um dos pontos mais fortes do LG Gram, depois do seu ecrã IPS!

Com este portátil, sair de casa sem o carregador não é mais um erro… É apenas mais um dia no escritório!

Conte com 10-11 horas de autonomia sem grande esforço, se apenas estiver a ‘surfar’ na web, ou a fazer trabalhos leves. No entanto, se puxar pelo portátil, o consumo irá aumentar! Em suma, não conte com 10 horas, se for jogar Fortnite para o emprego ou faculdade!

Conclusão

LG Gram

Com o seu design minimalista, margens quase inexistentes e ecrã de alta qualidade… O LG Gram é uma excelente escolha se pretende um portátil para consumo de conteúdo multimédia!

Tão bom, que nem vai dar pela sua existência no seu colo, ou talvez mais importante, na sua mala do dia a dia.

No entanto, por volta dos 1150€, a performance não é estelar, se quiser fazer algumas tarefas mais pesadas.

Para mais informações, clique aqui.

Outras notícias de hoje:

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Android3 horas atrás

A Samsung deixa a ‘dica’ que irá revelar o Galaxy F em Novembro

A Samsung parece estar a tentar passar a mensagem que irá revelar o seu smartphone dobrável na próxima conferência de...

Hardware4 horas atrás

Parece que as novas placas gráficas AMD Radeon Navi vão impressionar!

AMD Radeon Navi – Apesar da AMD já ter confirmado que os seus produtos de 7nm irão chegar ao mercado...

Versão beta Versão beta
Android4 horas atrás

Versão beta do Android Pie para os Galaxy já chegou à Internet

Passou cerca de um mês desde que a versão Alpha do software Android 9 Pie da Samsung chegou à Internet....

10 10
Android4 horas atrás

Galaxy S10 não irá contar com a tecnologia mais inovadora da Samsung

Há cerca de 1 ano, ficámos a saber que o ‘Samsung Advanced Institute of Technology’, desenvolveu uma ‘bola de grafeno’,...

Apple6 horas atrás

Apple confirma o que o ‘XR’ significa no novo iPhone XR

A Apple tem ao longo dos anos chegado a nomes bastante simples e ‘clean’ para os seus produtos, mas de...

Android7 horas atrás

BlackShark Helo: Chegou o novo telemóvel para jogos da Xiaomi

O BlackShark da Xiaomi foi um dos muitos telemóveis para jogos que chegaram ao mercado depois do lançamento do Razer...

Hardware10 horas atrás

GPU-Z consegue agora detetar placas gráficas NVIDIA falsas!

GPU-Z – Como deve imaginar, se um mercado for lucrativo, alguém irá tentar vender versões contra-feitas para tentar enganar os...

Android11 horas atrás

Estará um smartphone Samsung Galaxy G(aming) a caminho?

Esta é a segunda vez que vemos rumores a falar de um suposto Samsung Galaxy Gaming! A tendência foi criada...