Como resolver o problema do buffering na sua Smart TV

Poucas coisas arruinam mais uma noite de cinema em casa do que o temido ícone de carregamento. Basta chegar àquela cena preferida da sua série favorita e… tudo congela. Apesar de muitos lares portugueses já contarem com pacotes de internet de alta velocidade, o problema do buffering na Smart TV continua a ser uma realidade frustrante.

Como resolver o problema do buffering na sua Smart TV

As Smart TVs exigem uma ligação estável e consistente para transmitir conteúdos sem interrupções. No entanto vários fatores podem afetar esse desempenho. São exemplo disso, o congestionamento da rede, má colocação do router, excesso de dados em cache ou até definições incorretas de qualidade de vídeo.

Felizmente, com alguns ajustes simples, pode eliminar ou reduzir drasticamente o buffering.

as smart tv vão ficar (ainda) mais baratas: sabe o que mudou?

Verifique a velocidade da sua internet

Antes de mexer nas definições da sua TV, confirme se tem velocidade suficiente para streaming. Visite um site como speedtest.net e faça o teste. Para ver conteúdos em HD precisa de, pelo menos, 5 Mbps. Para 4K, o ideal é ter mais de 25 Mbps.

Se os resultados forem inferiores ao contratado, reinicie o router (desligue-o da corrente durante 30 segundos) ou contacte o seu fornecedor de internet.

Reduza o uso de outros dispositivos

Se vários equipamentos estiverem ligados ao Wi-Fi ao mesmo tempo — como smartphones, portáteis, tablets ou dispositivos domésticos inteligentes —, a largura de banda será dividida, prejudicando o desempenho da TV.

Desligue temporariamente os dispositivos que não está a usar ou pause downloads ativos. Também pode agendar atualizações grandes para a noite, quando ninguém está a ver televisão.

o seu router wi-fi ficou mais lento nos últimos dias? É por isto!

Melhore o sinal Wi-Fi

Coloque o router o mais próximo possível da TV, idealmente no mesmo compartimento. Evite obstáculos como paredes e móveis. Se não puder mudar o router, use um cabo Ethernet. Trata-se da forma mais rápida e estável de ligação. Alternativamente, invista num extensor de sinal Wi-Fi para aumentar o alcance da rede.

Diminua a qualidade do vídeo

Ver conteúdos em 4K é ótimo, mas consome muita internet. Se o seu serviço não aguenta, o buffering será inevitável. Entre nas definições da aplicação de streaming e escolha uma qualidade inferior (como “Média” ou “Padrão”). Ainda assim, a imagem manterá boa qualidade na maioria das TVs.

Limpe a cache da Smart TV

A sua televisão guarda dados temporários que, com o tempo, podem torná-la mais lenta. Vá às definições, procure por opções como “Armazenamento” ou “Aplicações”, e selecione “Limpar Cache” ou “Limpar Dados”. Reinicie a TV de seguida.

E se o problema continuar?

Entretanto se nenhuma destas soluções resolver, pode estar a enfrentar falhas na linha do fornecedor. Contacte o apoio técnico, verifique se há atualizações de software para a TV ou considere um plano de internet mais rápido, sobretudo se tiver muitos dispositivos ligados ao mesmo tempo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais lidas

 
Share to...