Num mundo em que o 100% elétrico (ainda) não é para todos, eis que várias fabricantes chave continuam a apostar nos motores híbridos. A Renault é um deles, e aparentemente tem uma nova surpresa para o mercado. Estamos a falar de novos motores Full Hybrid E-Tech capazes de oferecer 160 cavalos de potência, a consumir menos combustível face ao que tem sido normal até aqui.
Porém, temos um problema com o sistema fiscal Português! Um sistema que acaba por penalizar este tipo de motorização, mesmo que mais eficiente, e até menos poluente. Estamos a falar de uma penalização de 1314€ só em imposto. Que fica até um pouco maior, porque o IVA incide em todo o “bolo” que é o custo do automóvel. Isto, apenas e só porque é um motor maior (+200cc).
Infelizmente é algo que também afeta um dos automóveis mais populares do nosso mercado, como pode ler em baixo.
Renault promete mais potência a consumir menos combustível
Portanto, a verdade é que enquanto a transição para veículos 100% elétricos, vemos cada vez mais clientes a apostar em tecnologias híbridas, onde a Renault tem vindo a impressionar. Aliás, caso não saiba, a Renault ocupa o segundo lugar no ranking de vendas de híbridos na Europa, com 750.000 veículos vendidos nos últimos cinco anos.
Dito tudo isto, a gigante francesa apresenta agora uma nova motorização E-Tech 1.8L full hybrid de 160 cv, com uma bateria de 1.4 kWh.
É uma motorização que por enquanto aparece disponível apenas no Symbioz em Portugal, e oferece mais potência e melhor resposta, para um menor consumo de combustível, ao mesmo tempo que emite apenas 99g de CO2/km.
- Nota: As encomendas estão abertas e as primeiras entregas estão previstas para o 3º trimestre de 2025. A partir de 37.800€.
Segundo a Renault, com esta tecnologia full hybrid E-Tech, o automóvel liga sempre em modo elétrico, e avançar para uma condução silenciosa. Aliás, os condutores podem permanecer em modo elétrico até 80% do tempo de viagem, dentro e fora da cidade.
Mais potência e menos combustível? É magia?
O motor a combustão não é propriamente uma novidade no mercado. Porém, ainda há espaço para evoluir graças à força da eletrificação.
Sendo exatamente por isso que este novo motor usa uma arquitetura híbrida capaz de combinar dois motores elétricos (e-motor de 36 kW e o High-Voltage Starter Generator HSG de 15 kW), com um motor de quatro cilindros a gasolina de 1.8 L, com potência de 109 cv (80 kW). Tudo isto associado a uma nova caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem, e claro, uma bateria de 1.4 kWh.
Um dos segredos está na caixa de velocidades, que permite passagens rápidas e precisas com perdas mínimas de potência. Curiosamente, é também mais simples do ponto de vista mecânico, tornando-a ainda mais fiável.
Também há novidades no lado da combustão.
Entretanto, a injeção indireta da geração anterior foi substituída por um novo sistema de injeção direta. Assim, a injeção de combustível é mais precisa e a queima do combustível otimizada a uma pressão de 350 bar, conseguindo-se, dessa forma, uma maior precisão e eficácia da combustão.
Em suma, isto melhora o desempenho do motor, reduz as emissões e contribui para um menor consumo de combustível.
É por isso que o binário subiu para 172 Nm (+22 Nm), aparecendo a rotações mais baixas, e também ajuda o “novo” Symbioz a melhorar a aceleração dos 0 aos 100 km/h para os 9.1 segundos em vez dos anteriores 10.6 segundos.
Como é o consumo?
A Renault promete consumos de 4.4 litros por cada 100 kms percorridos. Uma melhoria de 0.2 litros que pode parecer pequena, mas faz toda a diferença para quem faz muitos quilómetros por ano.