Renault Megane E-Tech: O carro que ficou esquecido?

O nome é conhecido, mas o carro já não tem nada a ver com o Megane que te lembras.  Sendo exatamente por isso que a aposta 100% elétrica com este nome parece ter corrido mal em uma primeira fase.

Caso não se lembre, este Megane chegou com um grande foco na eletrificação, mas também teve versões a combustão. Isso criou confusão. Por isso, agora, o Renault Megane E-Tech é 100% elétrico e posiciona-se agora ao lado de rivais como o Cupra Born, Peugeot e-308, VW ID.3 e MG4 EV.

Mais compacto do que parece nas fotos, mas com pose em estrada. É um carro que está mais próximo de um hatchback do que de um SUV, oorém, com alguns toques que o tornam diferente.

Ao volante: rápido e confortável, e até alguma emoção! É um carro a sério!

Com 220 cv e tração dianteira, o Megane E-Tech arranca dos 0-100 km/h em 6.9 segundos, batendo alguns rivais diretos. Depois temos a suspensão firme mas confortável, mesmo com jantes de 20 polegadas, e o isolamento acústico surpreende, sendo mais silencioso do que o Born ou o MG4 em autoestrada.

É um carro do segmento C, com equipamento, tecnologia, qualidade, e até algum estilo, especialmente se o adquirir com o trim Esprit Alpine.

Além de tudo isso, depois de algumas queixas relativas a uma direção demasiado leve, ou pouco controlo na regeneração durante a travagem. O Megane aparece agora com algumas melhorias, com uma condução mais assertiva, e até com acesso ao modo One Pedal, onde pode conduzir o carro com um único pedal, o que mostra toda a inteligência no automóvel.

Autonomia e carregamentos

Com bateria útil de 60 kWh, a Renault anuncia cerca de 458 km de autonomia mista e uns quase 600 km de autonomia citadina. No mundo real, com autoestrada e vias rápidas, este valor aproxima-se mais dos 350 km. Mas isso continua a ser uma excelente notícia, porque fica à frente de vários rivais diretos.

Entretanto, carrega até 130 kW em DC, o que significa 10-80% em cerca de 30 minutos. Em casa, numa wallbox de 7 kW, a carga completa demora cerca de 10 horas. A vantagem é que agora todas as versões trazem bomba de calor de série, ajudando bastante em dias frios.

Interior: moderno e (muito) bem equipado!

O conforto de condução é um dos pontos fortes, com muitos ajustes e uma posição bem conseguida. A qualidade geral é boa, há bastante material reciclado e o sistema multimédia OpenR de 12 polegadas com software Google é dos mais fáceis e rápidos de usar no segmento.

Atrás, o cenário já não é tão positivo, mas continua decente. O espaço para pernas e cabeça é limitado, tornando viagens mais desconfortáveis para adultos altos. O porta-bagagens de 440 litros compensa.

Equipamento e versões

O Megane E-Tech chega bem equipado logo de origem, com cruise control adaptativo, bomba de calor, bancos aquecidos e luzes LED. A versão Techno é a que faz mais sentido em termos de preço/valor. As variantes Esprit Alpine acrescentam estilo e um sistema de som melhorado, mas podem não justificar o salto no preço.

Vale a pena?

O Renault Megane E-Tech é um carro confortável, silencioso e com boa autonomia para a maioria das utilizações. Também é capaz de meter um bocadinho de dinâmica se quiser de facto puxar por ele.

Em suma, se procuras um elétrico equilibrado para o dia-a-dia e dás valor ao conforto e à tecnologia, é uma boa aposta. Mas se queres mais espaço atrás ou uma condução mais envolvente, um VW ID.3 ou um Cupra Born podem fazer mais sentido.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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