Renault Clio Rally3 – O derradeiro Clio para o campeonato

Num mercado sobrecarregado de novidades eletrificadas, eis que a Renault decidiu oficializar a sua nova “arma” para o mundo do RALLY. Com uma aposta super interessante para a nova competição, com a quinta geração do seu Renault Clio! Um automóvel especial, preparado para enfrentar de tudo.

Portanto, foi oficialmente revelado no dia 17 de janeiro o novo Clio Rally3, o primeiro Renault Clio que equipa tração às quatro rodas. Codesenvolvido por várias equipas como a Viry-Châtillon, a Manufacture Alpine Dieppe Jean Rédélé e a BWT Alpine F1 Team em Estone.

Assim sendo, qual o resultado final?

Pois bem, o novo modelo para o rali da empresa foi apenas agora apresentado no Circuito de Pas de la Casa em Andorra, após uma fase de testes enorme. Contudo, apesar de tudo isto o Clio Rally3 ainda aguarda o processo de homologação da Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Renault Clio Rally3

Renault Clio Rally3 – Tração às quatro rodas e muito mais!

Pois bem, tal como informei acima, este é o primeiro Clio produzido pela Renault com tração às quatro rodas graças à mesma tecnologia baseada do Rally4. Ou seja, foi adicionado uma transmissão traseira para gerar a tração às quatro rodas e uma enorme partilha de componentes incluindo a plataforma já bem testada pela equipa Alpine Racing.

Vamos aos números?

  • Renault Clio Rally3

A motorização do novo modelo focado nos campeonatos de Rally está equipado com o motor turbo 1.3 TCe de quatro cilindros e 16 válvulas. No entanto, não se deixe enganar pelo tamanho do motor é que os números superam a expetativa. Assim sendo, este 1.3 TCe é capaz de atingir a potência de 260 cv e 415 nm de binário e ir até às 7.400 RPM.

Para segurar e enviar toda esta potência ao solo a Renault incluiu aqui a caixa sequencial SADEV de cinco velocidades, com diferencial autoblocante. Um fato curioso é que a empresa informou que foram necessários 299 estudos de mapas do motor, até conseguir atingir esta potência de forma segura.

Fase de testes completa fez o modelo percorrer 4.500 quilómetros de testes em terra e asfalto!

Todo o desenvolvimento e criação do novo Clio Rally3 durou cerca de 6 meses e a fase de testes realizada em Espanha durou 22 dias, 4.500 quilómetros e 8 pilotos e 11 co-pilotos até atingir os objetivos definidos!.

Em suma, a versatilidade, desempenho e a fiabilidade do Clio Rally 3 já foi provada e neste momento a Renault aguarda a homologação FIA. De forma a poder garantir ao mundo do Rally um novo concorrente de peso.

Ademais, o que pensa sobre o Clio Rally3? Partilhe connosco a sua opinião sobre esta escolha nos comentários em baixo.

Fonte. Renault

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Lê também

Carregar carros elétricos na rua é… Um autêntico roubo!

Como já dissemos várias vezes ao longo deste ano,...

Google Fotos ou iCloud no iPhone. Quem ganha?

Se tens um iPhone, há uma decisão que eventualmente...

Detesto ter de andar com dinheiro em 2025. Parvoíce!

Hoje foi um daqueles dias que pura e simplesmente...

Lembras-te de andar com o rádio do carro na mão para não roubarem?

Só de pensar nisso dá logo aquele flashback: anos...

Os mini desumidificadores do Aldi são um achado… ou um trambolho?

Os mini desumidificadores como o do Aldi são exatamente...