Já tivemos a oportunidade de testar o novo Renault 5 E-Tech, bem como a sua versão Alpine (A290). Dois carros inegavelmente mágicos, que quase me empurraram para um salto para o mundo 100% elétrico, isto em uma altura em que a vontade para tal coisa ainda não está bem no ponto.
Porém, há outro Renault 5! Estamos a falar da versão Turbo que até já tivemos a oportunidade de ver ao vivo. Ele vem para Portugal… Mas… Se quiser um… Tem de ter uma carteira grande e gorda.
Aliás, se porventura for às redes sociais da Renault, e for a olhar para algumas das primeiras publicações relativas a este automóvel. Muitos são os interessados! Isto é… Até saberem o preço.
Renault 5 caro que dói? Temos! Mas é especial e (muito) raro!
Estamos muito resumidamente a falar do Renault mais caro de sempre, que claro está, já pode ser reservado em Portugal. Aliás, além de muita performance, e alguma exclusividade, vem também com uma lista de espera, e claro, um preço que dá para comprar dois carros bem equipados.
Estamos obviamente a falar do Renault 5 Turbo 3E, um monstro 100% elétrico que a marca francesa decidiu trazer ao mundo em uma edição limitada a 1980 unidades.
É um carro que é tudo tudo menos normal, porque é apenas uma homenagem moderna ao icónico R5 Turbo. É um carro levado ao extremo… Tem tudo no máximo!
Preço da reserva? 50 mil euros.
Se quiseres garantir o teu lugar nesta loucura elétrica, prepara-te para deixar logo 50 mil euros na mesa. Porém, esse valor representa apenas um terço do preço final, que é de… 155 mil euros.
Sim, lei bem. Ter este pedaço de pedigree agora eletrificado significa abrir a mão a 155 mil euros. Um valor normalmente fora da realidade habitual da Renault, mas que não parece estar a assustar os entusiastas.
540 cavalos, e tração elétrica dentro das próprias rodas!
Este Renault 5 Turbo tem dois motores elétricos de 272 cv cada, cada um deles equipado em cada roda traseira, para um total de 540 cv e tração integral. Acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos e atinge os 270 km/h (limitados eletronicamente).
A autonomia? Uns respeitáveis 400 km.
Mas atenção, este preço é apenas para os primeiros 500 que se inscreverem na chamada “ordem prioritária”. Além de tudo isto, se quiseres escolher o número da tua unidade, isso também tem um custo extra.
A exclusividade abre a porta a preços… Estranhos!
Se estás a pensar em comprar, convém saberes que a próxima fase acontece só no início de 2026, altura em que vais poder escolher algumas das opções de personalização do teu Turbo 3E. A configuração final e encomenda propriamente dita só acontece em 2027, diretamente num concessionário Renault. O valor da reserva é depois deduzido do preço final.
As primeiras entregas também estão previstas para o ano de 2027. Por isso, se te meteres nesta aventura, prepara-te para esperar.
Não é apenas um carro… É um investimento!
Apesar de todo este processo, uma coisa é certa. Este Renault 5 Turbo 3E tem tudo para se tornar num colecionável. Estamos a falar de um carro com apenas 1980 unidades no mundo, motor elétrico brutal, design retro-futurista e exclusividade em cada centímetro. Vai dar que falar.
Aliás, podemos até dizer que a Renault teve coragem. Às vezes é mesmo preciso isso para marcar a diferença.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!