O novo Renault 5 E-Tech é sem sombra de dúvida um dos elétricos mais interessantes que o mercado já viu, aliás, além de 100% elétrico, é um automóvel bonito, irreverente, bem feito, e com muita qualidade até no aspeto que mais interessa, que é a condução.
É um automóvel que já anda a fazer das suas em Portugal desde o início do ano. Porém, havia um detalhe que ainda fazia falta para o tornar verdadeiramente acessível: o preço. Agora sim, temos finalmente uma versão abaixo dos 25 mil euros. Chama-se Five e custa 24.900 €.
Mas antes de festejares, há umas letras pequenas que tens de conhecer.
Renault 5 apareceu abaixo dos 25 mil € em Portugal. Mas…
Portanto, a versão Five traz um motor mais fraco (95 cv), e claro, a bateria mais pequena do R5 (40 kWh). Isto significa uma autonomia à volta dos 310 kms, o que de facto não está muito longe dos 312 kms da versão de 120cv.
Porém, existem outras diferenças importantes, curiosamente também na bateria. Esta versão (mais) low-cost não tem carregamento rápido.
O que muda mais?
Além da ausência de carregamento DC, perdes o ar condicionado automático, bomba de calor, sistema de gestão térmica da bateria e a função V2L (ligar eletrodomésticos ao carro por exemplo).
Dito tudo isto, apesar de manter os LED, os 18’’ e o ecrã central de 10,1” com Android Auto e CarPlay, existem outros detalhes que rapidamente gritam “poupança”.
Mesmo assim, continua a ser dos elétricos mais baratos do mercado nacional. Só a BYD e a Dacia é que ainda conseguem rivalizar em preço e proposta.
A gama completa já cá canta!
Com a chegada desta nova versão, o Renault 5 passa a ter três potências: 95, 120 e 150 cv. A versão Evolution com 120 cv vai em breve receber a bateria maior de 52 kWh, o que lhe dá até 410 km de autonomia, mas também aumenta o preço para 31 mil euros.
Entretanto, se quiseres um R5 mais premium, há versões como a Iconic Cinq e a Techno, com preços a chegar aos 35 mil €, ou até aos 36.500 € na edição especial Roland-Garros.
Preços oficiais em Portugal:
- Five (95 cv / 40 kWh): 24.900 €
- Evolution (120 cv / 40 kWh): 27.500 €
- Techno (120 cv / 40 kWh): 29.500 €
- Evolution (120 cv / 52 kWh): 31.000 €
- Iconic Cinq (120 cv / 40 kWh): 31.500 €
- Techno (150 cv / 52 kWh): 33.000 €
- Iconic Cinq (150 cv / 52 kWh): 35.000 €
- Roland-Garros (150 cv / 52 kWh): 36.500 €
Em suma, o Renault 5 pode finalmente ter um preço competitivo em Portugal. Porém, se de facto queres ter a experiência completa, vais ter sempre de entrar no território onde existem muitos outros carros interessantes, como é o caso do Model 3 da Tesla.
Ainda assim, o Renault 5 tem uma magia que só quem o conduziu sente.