Atenção: tem de saber isto antes de reinstalar o Windows!

Já esteve numa situação em que precisou de fazer uma nova instalação do Windows no seu PC? Se é um dos utilizadores sortudos que ainda não passou por essa situação, não há garantias de que nunca sentirá essa necessidade. É por isso que é tão importante saber o que acontece com uma instalação limpa no seu PC. Assim tem de saber isto antes de reinstalar o Windows no seu PC.

Atenção: tem de saber isto antes de reinstalar o Windows!

As instalações limpas podem resolver muitos problemas

A instalação limpa do Windows é como resolver vários problemas com uma única solução. Se o seu PC foi infetado com malware, vírus ou outras ameaças, a instalação limpa do Windows será muito provavelmente o último recurso para manter as coisas no caminho certo.

Mesmo que não esteja com grandes problemas, começar com uma nova cópia do Windows ajuda quando tem muitos ficheiros desnecessários, extensões de browser e programas incompatíveis que simplesmente não tem tempo e energia para eliminar individualmente. Após uma nova instalação do Windows, poderá ver um aumento no desempenho do seu PC.

Por vezes, não é possível resolver alguns problemas, incluindo controladores defeituosos, conflitos de hardware ou erros de sistema. E embora deva sempre procurar soluções específicas para um determinado problema, começar com uma nova cópia do Windows pode resolver muitos problemas que não são visíveis para si, evitando assim que o seu PC fique mais lento ao longo do tempo.

Uma instalação limpa vai apagar todos os seus dados no seu PC…

Uma instalação limpa significa que o seu PC com Windows voltará ao mesmo estado de quando ligou o computador pela primeira vez. Todas as aplicações, preferências de configuração, ficheiros, pastas e tudo o que alterou durante a utilização do PC serão eliminados do sistema.

Terá de voltar a criar uma conta no seu PC e, se for o Windows 11, é necessário ter uma ligação à Internet durante a instalação. Pode aprender a contornar o requisito de ligação à Internet durante o processo de instalação do Windows 11.

Faça uma cópia de segurança dos seus dados antes de começar

Antes de instalar o Windows de forma limpa, deve fazer uma cópia de segurança de todos os seus dados importantes. Isto para poder restaurá-los após a conclusão da instalação. Ao fazer uma cópia de segurança de todos os seus ficheiros e pastas importantes, garante o acesso imediato a esses ficheiros importantes após a instalação limpa.

Backup do Windows deixou de funcionar

Se estiver a utilizar o Windows 10, deve consultar o nosso guia definitivo de cópia de segurança de dados do Windows 10 para saber como evitar a perda de dados. Também pode criar uma cópia de segurança completa no PC com Windows 11 para que os seus dados permaneçam disponíveis após a instalação limpa do sistema operativo.

Vai precisar de arrancar a partir de uma unidade USB

A instalação direta do Windows através do programa de configuração do Windows é uma forma fácil de atualizar ou substituir o seu sistema operativo atual por um novo. No entanto, a instalação direta não é fiável e pode não funcionar se o seu sistema estiver infetado por malware ou corrompido.

windows não reconhece a pendrive

Para garantir uma instalação sem problemas, deve arrancar sempre a partir de uma unidade USB ou de CD/DVD.

Lembre-se de escolher a edição correta do Windows durante a instalação

Quando decide começar com uma nova cópia do Windows, escolher a edição correta do Windows é uma das muitas coisas importantes de que se deve lembrar. Se estava a utilizar o Windows 11 Home e decidiu reinstalá-lo, terá de selecionar novamente o Windows 11 Home durante a instalação.

Se não selecionar a edição que está a utilizar, o seu sistema não a reconhecerá. Assim pedirá uma chave de ativação, que não possui para essa edição específica do Windows.

Certifique-se de que a sua cópia do Windows está ativada

Se o Windows estiver ativado no seu PC e a sua conta Microsoft estiver associada à chave de licença, será mais fácil reativar o Windows mais tarde. Antes de instalar o Windows de forma limpa, lembre-se de verificar o estado de ativação do Windows na aplicação Definições.

Se não sabe como tudo isto funciona, pode verificar o que é a chave de ativação do Windows e como funciona.

Reinstale os seus drivers e programas após a conclusão da instalação

Depois de terminar a instalação do Windows, pode não conseguir que tudo funcione. Por exemplo, o teclado pode não funcionar após a instalação limpa do Windows. Nesses casos, deve reinstalar os controladores e instalar tudo o que vê na página do Windows Update na aplicação Definições. Se tiver em atenção tudo isto pode reinstalar o Windows sem problemas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.