Vai poder reinstalar o Windows 11 com o Windows Update!

Uma nova funcionalidade do Windows Update pode ser a melhor novidade de sempre para quem tem medo de perder ficheiros ou imagens ao tentar reinstalar ou recuperar as suas instalações do Windows 11. A nova função, “Corrigir problemas utilizando o Windows Update”, permite-lhe reinstalar o Windows 11 utilizando o Windows Update.

Vai poder reinstalar o Windows 11 com o Windows Update!

Atualmente, se quiser reparar ou reinstalar a versão instalada do Windows, tem de efetuar uma “atualização no local” utilizando a Ferramenta de Criação Multimédia. O processo permite-lhe manter todos os seus ficheiros, definições e aplicações instaladas. No entanto  reinstalar a versão instalada do Windows ou, por vezes, versões mais recentes sem perder ficheiros.

As actualizações in-loco do Windows são geralmente consideradas um processo algo moroso e demorado. Para além disso alguns utilizadores receiam perder os seus ficheiros ou imagens. Felizmente, a Microsoft está ciente das preocupações e está a adicionar uma nova funcionalidade chamada “Corrigir problemas utilizando o Windows Update”.

A Microsoft está a testar a funcionalidade com os utilizadores no Canal Beta. Assim poderá encontrar a opção “Corrigir problemas utilizando o Windows Update” em Definições > Sistema > Recuperação, mas parece não funcionar de momento como refere o site WindowsLatest.

Com esta nova ferramenta de recuperação, pode “reinstalar sua versão atual do Windows e tudo o resto será preservado”. Isto de acordo com a descrição do botão de alternância na aplicação de definições.

A opção “Corrigir problemas usando o Windows Update” permite que utilize o Windows Update para baixar e reinstalar a versão instalada do Windows 11 em minutos.

A ideia é reparar a instalação existente do Windows descarregando uma nova cópia do sistema operativo a partir do Windows Update. E a melhor parte? Não irá remover quaisquer ficheiros, definições ou aplicações, de acordo com um documento de suporte de julho de 2023.

A empresa ainda está a trabalhar na nova funcionalidade de recuperação do Windows Update. É particularmente útil se pretender reinstalar, atualizar ou reparar o sistema operativo sem perder ficheiros, documentos, imagens, vídeos ou aplicações.

“Esta funcionalidade descarrega e instala uma versão de reparação do sistema operativo”, referiu a Microsoft numa publicação de blogue com seis meses, descoberta pelo Windows Latest.

Acreditamos que esta novidade pode chegar já em fevereiro/março de 2024 como parte da atualização do Windows 11 Moment 5.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.