ATENÇÃO: pressa do reembolso das finanças está a levar a roubos!

Nesta altura do ano quem tem direito ao reembolso das finanças anda ansioso por o receber. Andamos todos não é? No entanto, este desespero está a fazer vítimas. É que vários contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico provenientes do endereço autoridade_tributaria@suporteemail.online. Nelas pode ler-se que houve um engano a favor do utilizador e como tal ele terá direito a mais de 200 Euros. No entanto, tem de validar esta operação no portal das finanças. Para tal terá de carregar num link e introduzir as credenciais de acesso.

ATENÇÃO: pressa do reembolso das finanças está a levar a roubos!

Escusado será dizer que tudo isto é falso. Assim se seguir o link o que lhe vai acontecer é ficar com o computador infetado. Mas pior do que isso. Podem apoderar-se de todos os seus dados.

Já imaginou o que é ficarem com o acesso à sua conta bancária e todos os dados? As perdas que isso lhe pode trazer? O problema é que de facto, estas ameaças já estão a levar a roubos. Assim é por esse motivo que tem de ter muito cuidado com tudo o que recebe no email.

Isto já levou a Autoridade Tributária e Aduaneira a emitir um alerta no seu site que pode ser lido aqui. Abaixo podemos ver o exemplo de um email de ataque:

reembolso finanças

Como posso estar mais protegido destes ataques como o do reembolso das finanças?

Verifique de quem é o e-mail. É possível fingir qualquer endereço de e-mail, mas nem todos os cibercriminosos são assim tão inteligentes – eventualmente poderão usar um endereço de e-mail aleatório. Assim verifique qualquer hiperligação presente nesse e-mail. Passado o rato por cima da ligação fará surgir uma janela com a verdadeira ligação. Vendo com atenção questione-se se o endereço faz sentido ou se está mal escrito. Se um alarme soar dentro de si, não clique.

Contas, convites para casamento, finanças – o cibercrime utiliza tudo, como neste caso. 

Para o cibercrime nada é sagrado – convites de casamento, facturas e declarações fiscais são das táticas mais utilizadas. Pense sempre bem antes de abrir qualquer anexo – mesmo aqueles que parecem vir de amigos. Não se deixe levar por factos surpreendentes como o anúncio de um casamento súbito, ou que ocorreu um erro inesperado no seu pagamento de impostos. Simplesmente, não clique em nada.

Seja muito cauteloso com endereços encurtados

reembolso finanças

Serviços com o TinyURL são muito populares no Twitter, porém deve ter cuidado quando eles são utilizados num email. Se não existe um limite para o número de caracteres a usar porque motivo alguém encurtou a ligação? Se desconfia que o email pode ser fidedigno e quer ver a que endereço corresponde o URL encurtado poderá utilizar esta página para verificar.

Os números de telefone não garantem que o e-mail seja real

Entretanto não confie em mensagens de email mais profissionais só por terem um número de contacto – isto pode ser um truque. O número pode funcionar, mas poderá estar a ligar para o cibercriminoso, ao invés de para uma empresa. O cibercriminoso poderá usar o contacto para tentar obter mais informações sobre si.

Não carregue imagens automaticamente

reembolso finanças

Configure o seu endereço de email para que as imagens não sejam descarregadas automaticamente – de outro modo estará a enviar um sinal. Assim as imagens estão muitas vezes alojadas nos servidores dos criminosos e podem ser únicas para o seu email. Se descarregar automaticamente as imagens, estará a enviar ao criminoso a mensagem de que o seu endereço é real.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!