Os proprietários de veículos a gasolina e a gasóleo podem “reduzir o desperdício de combustível” se fizerem uma simples mudança ao volante em 2024, de acordo com os especialistas. De facto é algo muito simples e com esta alteração vai poder poupar muito dinheiro. Até pode levar isto numa vertente de jogo e ir fazendo as contas todos os meses para ver quanto poupou. Assim se fizer esta redução de velocidade quer num carro a gasóleo ou outro a gasolina vai reduzir o consumo em 20%.
Estas redução de velocidade reduz o consumo em 20%
Os automobilistas já estão avisados de que a forma como conduzem pode ter um “impacto negativo” no consumo de combustível, sendo provável que os automobilistas agressivos sejam punidos.
A aceleração súbita e a travagem brusca consomem mais energia e, por conseguinte, mais combustível do que a manutenção de uma velocidade constante.
Isto significa que as pessoas com pressa são susceptíveis de gastar mais combustível do que aqueles que são mais cuidadosos ao volante.
O excesso de velocidade tem um impacto negativo no consumo de combustível. Mantenha uma velocidade constante e opte pelo controlo da velocidade de cruzeiro sempre que possível durante a sua viagem.
Além disso, quanto mais se acelera, mais combustível se gasta. Tente acelerar o mais suavemente possível para reduzir o desperdício de combustível e obter um melhor custo por quilómetro.
Para além de poupar combustível, os especialistas afirmam que ser mais cuidadoso pode também evitar o desgaste de componentes vitais.
Até o seu estilo de condução pode ter impacto na economia de combustível do seu automóvel – especialmente se o seu veículo tiver uma caixa de velocidades manual.
Maus hábitos como a aceleração rápida, o excesso de velocidade e as travagens frequentes podem aumentar significativamente o consumo de combustível.
Para além disso, podem desgastar os travões, os pneus, a suspensão e a transmissão do seu carro, o que leva a despesas de manutenção e reparação dispendiosas. Pode mesmo reduzir o tempo de vida útil do seu veículo e, consequentemente, reduzir o seu valor de revenda.
Entretanto, uma redução da velocidade de 110 km/h para 80 pode reduzir o consumo de combustível em 20 por cento.
É claro que terá sempre de acelerar algumas vezes durante uma viagem, mas isso não significa que tenha de arrancar como se estivesse na linha de partida em Silverstone.