Reconstrução de Notre Dame pode ter uma grande ajuda da tecnologia

Se por acaso não esteve atento às notícias, talvez não saiba que a Catedral de Notre Dame, um dos monumentos mais conhecidos e históricos de França, foi vítima de um incêndio de proporções gigantescas, durante a noite de ontem.

Dizer que esta incidente, é algo infeliz… É dizer pouco! A Catedral contém dentro de si, vários artefactos, bem como detalhes arquiteturais únicos em todo o mundo. Que muito provavelmente, irão ser perdidos para sempre.

Contudo, existem boas notícias no meio de tudo isto!

Notre Dame

Primeiramente, parece que o incêndio não teve mão criminosa. E talvez mais importante que isso, os bombeiros já conseguiram controlar o incêndio, de maneira a salvar a restante arquitetura da catedral.

E finalmente, o dano que foi feito pelas chamas, pode não ser super significante, a longo prazo.

Afinal de contas, graças ao trabalho de Dr. Andrew Tallon, vai ser possível usar modelos 3D, para recuperar Notre Dame à sua antiga glória!

Em 2015, o Dr. Tallon criou um arquivo digital de todo o edifício, utilizando uma tecnologia inovadora de scanning via lasers.

Aliás, pode ver o resultado final, bem como uma descrição de todo o acto, aqui:

Curiosamente, o modelo 3D de Andrew Tallon é tão preciso, que o próprio suspeita ter descoberto o porquê de alguns pilares parecerem tortos. Afinal, parece que a Catedral foi construída, sob outras estruturas.

Dito tudo isto, ainda não sabemos como irá ser feita a reconstrução da Catedral de Notre Dame.

Mas caso as coisas andem para a frente, algo que Macron já confirmou, e que várias personalidades até já deram o seu apoio. É bom saber que todo o trabalho efetuado em 2015, poderá ajudar a reter e a reconstruir um dos maiores marcos mundiais.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!