RAM DDR5 vai ser mais rápida que os módulos DDR4 mais caros

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar, aliás, já está a bater à porta do mercado. Mas sabe qual é a grande vantagem desta nova tecnologia? O que tem a ganhar no salto da RAM DDR4 para a nova geração de memória RAM DDR5?

É muito simples, os primeiros módulos desta memória vão mesmo ser significativamente mais rápidos em relação à ‘velhinha’ memória DDR4. Algo que nem sempre acontece na passagem de uma geração para a outra.



A primeira RAM DDR5 vai ser mais rápida que os módulos DDR4 mais caros

DDR5 vaiPortanto, 2020 vai chegar ao fim sem a RAM DDR5 chegar ao mercado, algo que já deveria ter acontecido mas devido a vários imprevistos acabou por ser adiado. No entanto, o próximo ano de 2021 já deverá trazer essa prenda, com a chegada das arquiteturas Intel Alderr Lake e AMD Zen 4. Aliás, no caso da AMD, a chegada da nova memória também deverá significar o fim da plataforma AM4. (O que claro está, irá trazer o fim da retro-compatibilidade no mundo AMD)

Entretanto, como disse no link que deixei em cima, a TEAMGROUP já está a apostar tudo e mais alguma coisa na tecnologia, de forma a ser uma das fabricantes de referência do espaço quando esta memória chegar finalmente ao mercado. Mas o que é realmente interessante no meio de tudo isto, é o ganho de performance que os utilizadores irão ter.

Afinal de contas, caso não saiba, sem sequer contar com OC, a memória RAM DDR5 irá trazer velocidades muito mais altas em relação ao que a memória DDR4 foi capaz de oferecer até aqui, mesmo nos modelos mais caros com mais OC. Para ter noção, o primeiro módulo DDR5 irá contar com 16GB a 4800MHz (1.1V), e esta nem poderá ser a velocidade de lançamento, visto que a TeamGroup já avisou que consegue chegar facilmente aos 5200MHz.

Entretanto, segundo a própria TeamGroup, os primeiros módulos para os consumidores deverão chegar ao mercado no terceiro trimestre de 2021. Está pronto? Talvez seja boa ideia esperar pela próxima geração de hardware Intel e AMD, para saltar diretamente para a nova geração de memória.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Enquanto joga FIFA 22 são estas as músicas que vai ouvir!

Todos os anos vemos um novo novo jogo FIFA a chegar ao mercado. Sendo que apesar de não mudar muita coisa no que toca...

Microsoft vai mesmo apostar no Surface Duo 2! Vale a pena?

Quando a Microsoft anunciou originalmente o seu Surface Duo, o mundo dos smartphones tremeu! Afinal de contas, a gigante Norte-Americana, que no passado até...

(Análise) Corsair M65 RGB Elite: Diferente do resto!

Já perdi a conta ao número de ratos gaming que me passaram pelas mãos, que na verdade, são todos farinha do mesmo caso... É...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!