A nova memória RAM DDR5 vai ser 60% mais cara!

Como deve saber, o reino da memória DDR4 está a chegar ao fim, com a chegada dos novos Intel Core 12000 (Alder Lake-S), uma geração de processadores que além de trazerem para cima da mesa uma nova arquitetura, um boost massivo no IPC, e ainda trazem também suporte a um standard muito interessante, o standard de memória DDR5.

No entanto, como também já dissemos várias vezes na Leak.pt, este tipo de memória não vai impressionar ninguém, inicialmente, em termos de performance. Além disso, vai ser muito mais cara! Quanto? Bem… 60%!

E ao que tudo indica, o preço vai demorar pelo menos 2 anos até estabilizar e chegar aos níveis que conhecemos no mundo DDR4.

A nova memória RAM DDR5 vai ser 60% mais cara!

Portanto, como seria de imaginar, os novos kits de memória RAM DDR5 vão ser mais caros. mas é provável que não estivesse à espera de um aumento de 60% face ao que temos agora nas prateleiras. Especialmente porque o aumento de performance, relativamente à memória DDR4, simplesmente não existe, muito devido à latência destes primeiros kits.

Como assim? A nova memória vai ser mais lenta?

Pois bem, sim! A nova memória DDR5 traz uma grande subida na largura de banda, mas este aumento, faz com que a latência também aumente de mesma forma. E nos atuais workloads mais importantes, a latência tem um papel fundamental, especialmente se considerar-mos o gaming.

É exatamente por isto que a Intel, e parceiras responsáveis pelas motherboards, decidiram suportar a memória DDR4 neste lançamento. Afinal, a RAM de nova geração vai ser cara, e em alguns casos, vai ser mais lenta que muitos dos módulos já no mercado.

Mais cara do que o esperado!

Historicamente, a nova RAM chega ao mercado com um preço 30~40% superior. Mas desta vez… Não! A RAM DDR5 inclui novos componentes, que por sua vez aumentaram os custos de produção. Por isso, desta vez, vamos ter um aumento de 50~60%.

Aumento esse, que deverá demorar pelo menos 2 anos até ser diluído a 100%. Entretanto, nestes 24 meses, também vamos ver grandes melhorias na frequência e latência da tecnologia. Por isso, pode ser que pagar um ‘extra’ não seja assim tão mau, um pouco mais à frente.

 

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados