Connect with us

Fora da Caixa

Raios X vão ter cores e ser em 3D! Veja todas as diferenças

Bruno Fonseca

Publicado a

Os avanços nos sistemas de diagnóstico têm sido muitos e variados. No entanto, alguns têm avançado mais do que outros e os Raios X parecem continuar num passado distante, comparativamente a outros exames de imagiologia.

Agora eis que uma empresa americana denominada MARS Bioimaging quer moderninar os raios X, não só através da tecnologia 3D mas também com cor. Para isso desenvolveram um digitalizador de grande diâmetro e as imagens que ele consegue produzir revelam muito bem o quão poderoso ele é.

O sistema, que foi criado por uma equipa de pai e filho, Phil e Anthony Butler, está em desenvolvimento há cerca de uma década. No entanto, esta longa caminhada parece estar finalmente a dar frutos. A máquina é capaz de criar modelos 3D incrivelmente precisos, permitindo que os médicos explorem o interior do corpo de um paciente sem ser necessário um bisturi.

O sistema de análise MARS utiliza uma tecnologia originalmente desenvolvida pelo CERN. Os chips “Medipix” utilizados no novo sistema de raios-X são detetores de pixéis que fornecem uma imagem rápida enquanto transmitem informações de cores, permitindo que a máquina construa o modelo 3D do objeto alvo (neste caso, o corpo humano). O resultado são os vídeos que mostramos acima.

O novo sistema é uma ferramenta muito poderosa e as utilizações são óbvias. Se um médico poder examinar os ossos e órgãos de um paciente em 3D, eles podem planear com maior precisão as operações ou até mesmo evitarem a cirurgia em alguns casos. Assim, os pacientes podem beneficiar de tempos de recuperação mais rápidos, operações mais eficientes e planos de cuidados mais precisos, baseados exatamente no que está a acontecer dentro dos corpos dos pacientes.

No entanto, por mais promissor que pareça, este sistema ainda não está pronto para se tornar já no centro das atenções, até porque a empresa ainda está a trabalhar no lançamento comercial do sistema.

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement

Hardware

Entretenimento

Advertisement

Auto

Jogos