Durante o dia de ontem, noticiámos que, apesar de a AMD já o ter negado, ficou a sensação de que os preços das novas AMD Radeon RX 9070 seriam “altinhos”. O que pelos vistos até faria sentido, porque o seu nível de performance vai de fazer ser muito interessante.
Radeon RX 9070 XT fica 15% acima da RTX 5070 Ti!?
Portanto, se porventura tem estado atento aos resultados da nova RTX 5080, já deve ter percebido que o salto na performance “a sério” não é de todo nada de especial. O que claro está, dá algum espaço à AMD para fazer das suas na gama média-alta, onde podemos encontrar a RTX 5070 e RTX 5070 Ti.
Aliás, segundo alguns testes premilinares, a RX 9070 XT tem algumas surpresas debaixo da manga. Isto ao ser capaz de ultrapassar a RTX 5070 Ti em quase 15%.
Quem o afirma é nada mais que o YouTuber MLID (Moore’s Law is Dead). Que verdade seja dita, é uma das fontes de informação mais fidedignas no lado do hardware para PC.
De facto, nem estamos a falar de um jogo em específico, mas sim no geral. Ou seja, na média dos quase 20 jogos que costumam ser analisados para perceber que tipo de performance uma placa gráfica é de facto capaz de oferecer.
Onde podemos incluir tecnologias de geração de frames, e claro, Ray-Tracing.
Agora… Tudo depende do preço!
Ou melhor, se isto for verdade, e a AMD for capaz de lançar as suas placas gráficas a um preço apelativo face a tudo aquilo que a NVIDIA tem para oferecer. Se isso acontecer, vamos ter uma situação muito interessante! Naquilo que pode ser um regresso em grande para a AMD depois de várias gerações sem fazer mossa na NVIDIA.
Temos de esperar para ver. Mas o mercado está a aquecer.