As redes sociais têm muito de especial, porque são capazes de levar o mais simples dos assuntos aos olhos de muitos milhares de pessoas. Mesmo que no fundo, para quem tem conhecimento técnico, a coisa não tenha problema nenhum.
Pois bem, a polémica do pilar rachado no Colombo continua a crescer e, como sempre, as vozes multiplicam-se nas redes sociais (como o Reddit), naquilo que é uma mistura de pânico, com caos, e claro, algumas vozes a tentar apelar à razão.
Racha em um dos pilares do Colombo: Já levou um penso rápido!
Sou muito honesto, ver uma racha num pilar não me assusta. Porque os pilares não são apenas betão, também têm ferros no seu interior que garantem a estabilidade da estrutura. Aliás, é muito provável que aquele pilar sempre tenha tido aquele formato. A única diferença é que agora está visível, e antes não estava, porque o Colombro está em obras há vários meses, de forma a renovar estruturas e imagem.
Mas, o problema não é esse… O real problema é que a administração do Colombo decidiu tapar a racha com uma espécie de “penso rápido”, e isso sim, voltou a trazer o assunto à baila da Internet.

Entretanto, o Polígrafo foi ao local, confirmou a racha, confirmou o “penso”, e confirmou também que há vários pilares no centro comercial que receberam o mesmo tratamento. A administração do Colombo garantiu que a coluna “cumpre todos os requisitos de segurança” e que não representa risco nenhum.
Como dissemos em cima, isto até pode ser só um problema antigo, de cofragem, desalinhamento ou fissuras superficiais que não afetam o ferro interior. Mas, quando a solução parece mais cosmética do que estrutural, a confiança evapora.
