Inicio outros Quiosque da saúde permite recolha autónoma de dados e sinais vitais

Quiosque da saúde permite recolha autónoma de dados e sinais vitais

Medir a tensão arterial, monitorizar o peso ou os níveis de oxigénio no sangue. Estes são apenas três dos sinais vitais possíveis de monitorizar autonomamente através do “quiosque da saúde”.

O projeto Health Kiosk, desenvolvido por Rui Prior, Miguel Coimbra e Pedro Brandão – investigadores do Instituto de Telecomunicações (IT), pólo do Porto, assume-se como um sistema modular que interliga diferentes dispositivos médicos, permitindo aos utilizadores a recolha autónoma e monitorização de dados e sinais vitais. Esta tecnologia, ligada em rede, permite a criação de base de dados com o histórico do utilizador, servindo para posterior análise dos profissionais de saúde. Pela especificidade do sistema modular, este engenho poderá ser utilizado mesmo em locais remotos, potencializando, desta forma, a telemedicina.

O software integra modelos de explicação e acompanhamento virtual (vídeos, áudios e textos de indicação) para que o dispositivo seja acessível a toda a população.

Neste sentido, e de acordo com os investigadores, esta preocupação de usabilidade e autonomia é um dos fatores, a par da modularidade do sistema, que distingue o Health Kiosk dos demais existentes no mercado. A possibilidade de adaptar os módulos do sistema a cada objetivo é outra vantagem significativa. A este nível, refira-se que é possível integrar um dispositivo de monitorização dos níveis glicémicos, ao invés de colocar um dispositivo de medição dos índices de oximetria. Este tipo de alteração pode ser realizada por um profissional de saúde sem quaisquer conhecimentos de programação, usando uma interface gráfica concebida para o efeito.

O programa está ainda em fase de testes, tendo sido já experimentado na Câmara Municipal de Paredes, na Unidade Local de Saúde de Matosinhos e conta com a colaboração da Faculdade de Psicologia e Escola de Enfermagem do Porto.

Health Kiosk distinguido como melhor artigo de tecnologia médica

O software recebeu o galardão de melhor artigo de tecnologia médica no “3rd International Special Session on Smart Medical Devices” – promovido durante o HealthInf2017, conferência internacional de informática médica, que decorreu no Porto.

Os investigadores afirmam que esta distinção é o resultado da qualidade e relevância do trabalho e que o dispositivo poderá permitir exames em larga escala na população, com custos associados muito baixos. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

iPhone 12 e iPhone 12 Pro estão a ganhar muitos riscos no ecrã!

A gama Apple iPhone 12 está no mercado há cerca de quatro dias e já houve vários relatos sobre esses smartphones. De acordo com...

Novo update do Windows 10 remove uma tralha especial!

A Microsoft disponiblizou um novo update para o seu sistema operativo. Assim surge no catálogo de atualização e remove uma tralha específica do Windows...

Cyberpunk 2077 foi novamente adiado para… 2077?

Ainda se lembra do anúncio de que Cyberpunk 2077 tinha chegado à fase Gold do desenvolvimento? O que por miúdos significa que estava finalizado?...

4° temporada no Fortnite? A parceria com a Marvel vai continuar!

Desde que chegou a praticamente todas as plataformas Gaming do mercado (PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch e até para o Smartphone), Fortnite tem...

Xiaomi Mi Watch Lite: de light só tem mesmo o nome!

Volta e meia a Xiaomi dá-nos muitas novidades. Na maioria dos casos, algumas de que não estamos mesmo à espera. Este não é propriamente...