Atenção: veja para quantos quilómetros dará o seu Tesla!

spot_img

Os automóveis elétricos são para muitos o futuro e sendo um dos fabricantes mais populares destes veículos, as pessoas perguntam-se frequentemente quantos quilómetros dura um Tesla ao longo da sua vida útil? Mais especificamente, quantos quilómetros fará o seu Tesla antes de ter de substituir a bateria, o motor ou outros componentes vitais? Se continuar a substituir as baterias e o motor, quantos quilómetros pode durar? Que mais precisa de fazer para que o seu Tesla dure o máximo de tempo possível?

Atenção: veja para quantos quilómetros dará o seu Tesla!

Longevidade da bateria do Tesla

É fácil prever a duração das baterias Tesla se olhar para o modelo de garantia da empresa. A Tesla afirma que, se a bateria de tração do seu veículo tiver menos de 70 por cento da sua capacidade no final do período de garantia, é elegível para uma reparação ou substituição. A garantia da bateria depende do modelo do automóvel, mas normalmente dura até oito anos, quando a Tesla espera que o condutor médio percorra entre 160.000 e 240.000 quilómetros.

ChatGPT já salva condutores de multas de estacionamento

Se não se importar de conduzir com uma bateria com um desempenho ligeiramente inferior que lhe proporcione menos autonomia, pode esperar manter a mesma bateria entre os 400 e os 800 mil kms. Isto de acordo com o CEO da Tesla, Elon Musk. Ou seja, são mais de duas décadas de condução antes de ter de substituir a bateria do seu Tesla, que é cara, começando em cerca de 5000 Euros por módulo de bateria (que pode ter até 16 num conjunto de baterias Tesla).

No entanto, se substituir o conjunto de baterias, é possível percorrer mais de 1 milhão de quilómetros com o seu Tesla se cuidar do resto do veículo. De facto, um dos Teslas mais duradouros já tinha ultrapassado um milhão de quilómetros em 2022. Trata-se de um Model S P85 de 2014.

De acordo com o proprietário do Tesla com mais tempo de condução, a primeira bateria durou 280 mil quilómetros. Isto antes de ser substituída pela Tesla ao abrigo da garantia devido a um defeito de carregamento. Enquanto a Tesla estava a trabalhar numa substituição, foi-lhe dada uma bateria temporária, que utilizou durante 149 mil kms. Mais tarde, a Tesla deu-lhe uma bateria ligeiramente usada como substituição, com a qual percorreu uma distância de cerca de 482 mil kms.

Quantas recargas são necessárias?

O tempo que a bateria do seu Tesla dura antes de precisar de recarregar depende dos seus hábitos de condução. Os veículos Tesla têm normalmente uma autonomia de bateria entre os 400 e 600 kms. O Model S Dual Motor tem a maior autonomia com um carregamento, permitindo-lhe conduzir até 651 kms. Na extremidade inferior da escala está o Tesla Model 3 básico de 2019, com uma autonomia de 354 kms. Em 2023, o Tesla de menor alcance continua a ser o Modelo 3 de base.

Model 3

Se estiver constantemente a descarregar quase totalmente a bateria antes de se dirigir a uma estação de carregamento, pode esperar que uma bateria Tesla dure entre 1000 e 1250 cargas ao longo da sua vida. Além disso, a bateria do seu Tesla irá degradar-se com o tempo e, consequentemente, a autonomia irá diminuir.

Longevidade do motor Tesla

Hansjörg Gemmingen, a pessoa que detém o recorde do Tesla com maior longevidade, disse ao The Driven que o conta-quilómetros do seu carro mostrava 777 mil kms antes de o primeiro motor elétrico ter de ser substituído. No entanto, quando o seu Model S atingiu quase 1 milhão de quilómetros, o motor já tinha sido substituído oito vezes. Isto pode ter algo a ver com o facto de as primeiras unidades de accionamento do Tesla Model S não serem especialmente fiáveis.

Quanto custa substituir o motor? No momento em que escrevemos este artigo, uma unidade de tração Tesla custa entre 5000 e 10000 Euros dependendo da potência. No entanto, a Tesla substituirá o motor do seu Modelo 3 ou Y ao abrigo da garantia se este falhar antes de 8 anos ou 100.000 quilómetros.

um Tesla

Entretanto substituir o motor elétrico do seu bolso após a expiração da garantia original, a Tesla dar-lhe-á outra garantia de 4 anos. A garantia de substituição só será válida se tiver adquirido a unidade de tração diretamente à Tesla.

O seu Tesla pode durar mais de uma década

Se for um condutor normal, pode esperar conduzir o seu Tesla durante mais de uma década antes de pensar na substituição da bateria. Além disso, o seu Tesla pode fazer mais de um milhão de quilómetros se substituir as baterias e o motor. No entanto terá de efetuar a manutenção do seu Tesla, conforme exigido no manual do utilizador, se quiser que este dure até poder passá-lo à geração seguinte.

Não perca nenhuma informação importante. Registe-se na nossa Newsletter grátis e receba todas as notícias diariamente no e-mail. Siga-nos também no Google Notícias.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
- Publicidade - Globaldata

Em destaque

Leia também...