Samsung mostra realmente quanto espaço o Android 14 ocupa!

No início deste ano, a Samsung foi alvo de críticas por parte de algumas pessoas, quando se disse que os ficheiros de sistema do Galaxy S23 consumiam uns impressionantes 60 GB do armazenamento total. Isto não era verdade, e no Android 14 a Samsung atualizou o seu software para tornar isso mais claro. Agora a Samsung mostra realmente quanto espaço o Android 14 ocupa.

Samsung mostra realmente quanto espaço o Android 14 ocupa!

Quando a gama Galaxy S23 chegou a Samsung foi criticada por mostrar mais de 60 GB de armazenamento atribuídos a “ficheiros de sistema”. Ou seja até quase 25% dos modelos de armazenamento base do Galaxy S23 Ultra. E, à primeira vista, era um número chocante de se ver.

No entanto, essa nunca foi a verdade.

Em vez disso, a razão pela qual o software da Samsung estava a mostrar este valor elevado devia-se à natureza do armazenamento. Os “gigabytes” são a medida de armazenamento com que todos estamos familiarizados, mas os “gibibytes” são a forma mais exata de medir a quantidade de armazenamento disponível e o que o software utiliza para o mostrar. No entanto, são sistemas diferentes, com os gigabytes medidos em potências de 1024 e os gibibytes em potências de 1000. Isto significa que um smartphone de 512 GB tem, na realidade, 476 GiB de armazenamento.

No entanto, se comprasse um dispositivo anunciado como tendo 512 GB e visse 476 GB nas definições de armazenamento, provavelmente ficaria zangado. Por isso, a maioria dos dispositivos diz efetivamente uma mentira. Ou seja, mostram números que totalizam 512 GB como refere o site 9to5Google. Os poucos pontos percentuais em excesso são normalmente agrupados numa das categorias existentes.

smartphone, relógio, alarme, s23

Nos smartphones 2023 da Samsung, isto foi alvo de críticas porque estava tudo agrupado em “ficheiros de sistema”.

Com efeito, parecia que os ficheiros e o bloatware da Samsung estavam a aumentar o armazenamento utilizado no dispositivo, bloqueando o armazenamento que, de outra forma, estaria disponível para o utilizador final.

Tal como foi detetado pelo conhedico especialista Max Weinbach, a atualização do Android 14 da Samsung ajusta o One UI para mostrar o armazenamento de forma diferente. A repartição do armazenamento no One UI 6.0 lista agora esta disparidade no armazenamento em “outras aplicações”, e mostra agora com precisão o armazenamento total utilizado pelos ficheiros do sistema como pouco mais de 16 GB.

Esta parece ser uma mudança para melhor, uma vez que transmite melhor o que está realmente a acontecer com o armazenamento de um utilizador. Dito isto, parece que ainda pode haver alguma coisa engraçada a acontecer. Isto porque se calculou anteriormente que os ficheiros de sistema ocupavam cerca de 20 GB de armazenamento no One UI 5. Ou isso, ou a atualização do One UI 6 da Samsung fez alguns cortes importantes.

A One UI 6, baseada no Android 14, ainda está em fase beta, mas deverá chegar no Galaxy S23 e noutros dispositivos antes do final do ano.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também