Quanta RAM é que realmente precisa num PC Gaming?


Por em

A RAM é um dos componentes mais essenciais de qualquer PC Build, e nos últimos anos, um dos que mais dores de cabeça dava aos entusiastas!

O preço dos módulos RAM está agora em franca descida, mas não foi assim há tanto tempo que precisava de gastar ~250€ se quisesse um modelo de qualidade com a clássica iluminação RGB, isto num singelo kit de 16GB.

Várias vezes, alguns leitores me abordaram no Facebook, ou me mandaram e-mail, para me perguntar se valia a pena comprar aquele kit, ou se podiam meter apenas 8GB de memória, deixando o segundo módulo para um data mais tardia… O que traz uma questão para cima da mesa…

Quanta memória RAM é que realmente precisamos no nosso PC?

Quanta RAM

Vamos tentar perceber, afinal quanta memória RAM é que realmente precisa para jogar os títulos mais recentes do ano.

Como deve imaginar, é fácil de adivinhar que 4GB é para esquecer, e que 8GB é mesmo o requisito mínimo para ter qualquer tipo de qualidade de jogo…. 16GB eram até aqui o ponto ótimo, e 32GB um completo exagero, apesar de admitir que olhar para a board completamente cheia me faz sentir feliz e quentinho por dentro.

Pois bem… Então e agora que estamos a entrar em 2019? Será que 8GB ainda se aguentam à bomboca? Vamos tentar perceber.

Como o título sugere, o foco aqui é o Gaming! Para computação, a sua necessidade de memória vai depender das tarefas e programas que usa no dia a dia. Assim, se por acaso edita conteúdo 4K no Premiere Pro, já nem sequer meto em cima a possibilidade dos 32GB mas sim uns respeitáveis 64GB! Mas este é apenas um exemplo.

Mas de volta ao Gaming… A RAM que necessita, não tem apenas a ver com o software, é algo que também está relacionado com o restante hardware do seu Computador!

Quanta RAM

Por exemplo, a sua placa gráfica poderá influenciar bastante a quantidade de memória que irá necessitar para jogar sem qualquer tipo de soluços. Aliás, até a velocidade de armazenamento da sua máquina irá ter um papel fundamental.

Por exemplo, uma NVIDIA GTX 1060 de 3GB irá usar mais memória do que o modelo de 6GB!

Isto porque, quando a placa fica sem memória de vídeo, irá utilizar a memória do sistema… E por sua vez, se a memória do sistema ficar cheia, irá começar a usar memória do armazenamento. (O que não é nada bom para a jogabilidade.)

Além de tudo isto, as definições gráficas também têm de ser consideradas! Se por acaso tiver uma GTX 1060 de 3GB, mas joga em Médio, irá reduzir significativamente a quantidade de memória necessária. E assim não irá necessitar de tanta memória RAM no seu sistema.

Testes – Placas gráficas de gama alta (RTX 2080 Ti, RX Vega 64, GTX 1070)

Ao usar uma RTX 2080 Ti, Vega 64 ou uma GTX 1070, não vemos grandes diferenças entre 16GB e 32GB de memória RAM. No entanto, quando reduzimos para os 8GB, vemos uma ligeira queda nos FPS.

Testes – Placas gráficas de gama média (RX 580, RX 570, GTX 1060 3GB)

É nas placas gráficas de gama média e gama baixa, que vemos mais dificuldades com a escassez de memória RAM! Algo que na passagem dos 32GB para os 16GB não tem grande impacto. Mas que quando passamos para os 8GB, começamos a ver uma notória descida na performance em alguns jogos.

Conclusão

Em suma, se quiser jogar os melhores e mais recentes jogos do mercado, 16GB é a sua melhor escolha! Mas se por acaso não tem orçamento para tanto, 8GB vai consegui-lo safá-lo, apesar de existir uma baixa na performance.

Contudo, se por acaso joga jogos menos exigentes como Fortnite, Overwatch, League of Legends e Rocket League… 8GB vão ser mais que suficientes.


Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

Versão ‘normal’ do Huawei P30 vai ser igual ao Mate 20 Pro!?

Galaxy S10 Edge? Já sabemos os nomes e cores da nova oferta Samsung

Seguinte