Na semana passada a Qualcomm anunciou que está a trabalhar com mais de 50 fabricantes e operadoras móveis para comercializar dispositivos 5G até 2019. Hoje e a propósito desse objetivo este fabricante anunciou o lançamento do Snapdragon X24 – o primeiro chipset desenvolvido com tecnologia de 7 nm que pode suportar velocidades até 2 Gbps e não só.

As velocidades prometidas são quase duas vezes superiores ao antecessor, o Snapdragon X20, incorporado no Snapdragon 845. A Qualcomm confirma que os primeiros equipamentos com o novo modem chegarão no primeiro semestre de 2019.

O X24 suporta a agregação de até 7 faixas de frequências, bem como 4×4 MIMO em até cinco operadoras agregadas. As velocidades de upload vão até Cat.20, CA de 3×20 MHz e até 256-QAM. Foi desenvolvido com o processo de 7 nanómetros, o que garante uma melhor autonomia e maior desempenho.

A Qualcomm também demonstrou o chipset X50, o que faz o X24 parecer lento. Vai disponibilizar velocidades de 5 Gbps e vai trabalhar inicialmente na banda de 28 GHz (mmWave). Abrange os 800 MHz de largura de banda (dividida em oito links de 100 MHz via MIMO).

A Qualcomm olha para estes chipsets como o substituto da fibra para as casas.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.