Qualcomm Snapdragon 845: Tudo o que precisam de saber

71710
1
Share:

Depois de ter anunciado ao mundo o novo Snapdragon 845, a Qualcomm revelou todas as especificações que faltavam nas mais diversas áreas: – da tecnologia de processamento até às melhorias ao nível do modem e capacidades multimédia. Nas próximas linhas contamos tudo o que há para saber acerca do novo Qualcomm Snapdragon 845.

Qualcomm Snapdragon 845: Produzido com tecnologia FinFET de 10nm

O Qualcomm Snapdragon 845 possui uma nova arquitetura de processador Kryo 385 e uma placa gráfica Adreno 630 atualizada. O chip é desenvolvido com a tecnologia FinFET de 10nm da Samsung de segunda geração que disponibiliza 10% maior desempenho e 15% menor consumo de energia, comparativamente à primeira geração. À semelhança do ano passado, o Kryo 385 foi desenvolvido com tecnologia Arm Cortex. Por outras palavras, consiste num design personalizado que deve garantir mais 25% de desempenho, comparativamente ao Snapdragon 835.

Qualcomm Snapdragon 845: Baseado na tecnologia DynamIQ da ARM

Este novo design parece ser baseado na tecnologia DynamIQ da ARM e também nos últimos conceitos implementados nos processadores Cortex-A75 e A55. A grande novidade está nos 2 MB de cache L3 partilhados, uma caraterística que foi introduzida com o DynamIQ para melhorar significativamente a capacidade de partilha de tarefas e memória entre diferentes tipos de núcleos no cluster partilhado. Os quatro núcleos com maior desempenho atingem os 2,8 GHz enquanto os outros quatro mais eficientes em termos energéticos podem atingir os 1,7 GHz.

Qualcomm Snapdragon 845

Para além do processador, importa também salientar o novo subsistema de processamento visual Adreno 630 e a melhoria prometida de 30% ao nível da renderização vídeo. Outra das vantagens é a redução no consumo de energia comparativamente à Adreno 540. A Qualcomm fez também uma grande aposta na realidade aumentada e virtual com o Snapdragon 845.

Qualcomm Snapdragon 845: Inteligência artificial

O Snapdragon 845 não quer ser apresentado como o processador da inteligência artificial, algo que a Apple e a Huawei fizeram recentemente. Ao invés disso, a Qualcomm está a apostar fortemente no “machine learning” ao nível das aplicações. No que diz respeito ao desempenho, podemos considerar que o Snapdragon 845 tem um ganho de 3x ao nível da inteligência artificial, comparativamente ao 835. Apesar dos principais responsáveis poderem ser as melhorias ao nível do processador e placa gráfica, o Snapdragon 845 inclui um vetor DSP de terceira geração com HVX, denominado Hexagon 685 e que está otimizado para inteligência artificial e para lidar com imagens.

A Qualcomm afirma que este sistema está ligado ao codec de áudio Qualcomm Aqstic, neste caso o WCD9341. Este componente garante uma verificação de baixa potência para a deteção e processamento de palavras-chave para tornar os assistentes virtuais ainda mais eficientes. Para além disso, oferece 130 dB de alcance dinâmico, -109 dB THD + N e suporte para reprodução de música 32-bit / 384 kHz PCM e DSD64/128.

Qualcomm Snapdragon 845: Aproveitar ao máximo a multimédia

Ao nível da multimédia, o mais recente processador de imagem Spectra da Qualcomm foi reconstruído de raíz. Assim, o novo Spectra 280 ISP apresenta uma série de novas opções de captura de vídeo, incluindo vídeo em câmara lenta a 480 fps e 720p e ainda gravação de vídeo com 60 fps até uma resolução de 16 megapixéis. Destacam-se também a capacidade de capturar 64x mais informação de cor do que a versão anterior. Outras mais valias são também a estabilização de imagem acelerada por software e os sistemas de compensação de movimento. O suporte HDR de 10 bits mantém-se, juntamente com o suporte para a gama Rec. 2020 para conteúdos 4K / Ultra HD.

Para garantir que todos estes conteúdos vão estar de factos acessíveis a todos os utilizadores, o Snapdragon 845 possui modems Wi-Fi e LTE melhorados. O modem X20 LTE é compatível com a Categoria 18 LTE para downloads até 1,2 Gbps e uploads de 150 Mbps. O modem também suporta o Acesso Assistido por Licença (LAA), agregação de 5 carriers x, 4 × 4 MIMO em até 3 operadores e VoLTE Dual SIM. Ao nível do WiFi, destaca-se também a conetividade sem fios 802.11ad com 60 GHz para uma cobertura multi-gigabit mais robusta e velocidades até 4.6 Gbps. Destaca-se também o Wi-Fi 802.11ac integrado que disponibiliza velocidades até 16x mais rápidas e suporte simultâneo de banda dupla.

Qualcomm Snapdragon 845: Segurança e Extras

Ao nível da segurança destaca-se a introdução de um subsistema de segurança isolado baseado em hardware dentro do Snapdragon 845 e que responde pelo nome de Secure Process Unit (SPU). Na prática, esta unidade de processamento atua como um cofre para qualquer informação biométrica que seja guardada, como impressões digitais, íris ou análise facial. O hardware também pode ser utilizado para armazenar palavras-passe do utilizador e aplicações utilizadas para encriptação, mantendo-as protegidas de eventuais falhas de software que possam ocorrer nas aplicações ou mesmo no nível de sistema operativo.

O carregamento rápido também não foi esquecido e foi atualizado para o Quick Charge 4+. Na prática os carregamentos são 15 por cento mais rápidos. Para terminar destaca-se também o Bluetooth 5 que permite uma ligação aos periféricos mais recentes, juntamente com o suporte para o codec Bluetooth aptX e aptX HD para audiófilos. A Qualcomm afirma que também efetuou uma série de melhorias no hardware Bluetooth 5, o que possibilita o suporte de auscultadores de ultra baixa potência e transmissões de áudio para vários dispositivos.

Share:
Bruno Fonseca

Dê a sua opinião