Qualcomm quer Windows em máquinas de jogos baratas!

Como deve saber, o mundo dos videojogos no lado do PC é há muitas décadas dominado por marcas como a Intel, AMD e NVIDIA. Aliás, este domínio até começou a estravazar para o mundo das consolas, com a AMD a ser a principal responsável pelo hardware que dá vida às consolas da Sony e Microsoft, enquanto a NVIDIA é responsável pela atual Nintendo Switch, e parece também ser a responsável pelo hardware da sua sucessora.

Mas, existem outras empresas com “fome de vencer”, como é o caso da Qualcomm, que anda a fazer das suas há muitos e longos anos no lado dos smartphones, e quer cada vez mais passar um pouco do seu “know-how” para o lado dos computadores.

Qualcomm quer Windows em máquinas de jogos baratas!

windows 12, Windows nome impressoras

Portanto, esta não é a primeira vez que a Qualcomm vem a público falar das grandes potencialidades do SoC Snapdragon X Elite, um processador Arm de grandes capacidades e potencialidades pensado para computadores Windows.

Um processador que agora tem do seu lado a vantagem de não ser necessário “portar” jogos criados para x86. Ou seja, qualquer jogo criado para um computador convencional Windows, que tenha como base um CPU AMD Ryzen ou Intel Core, vai pura e simplesmente funcionar num PC Windows baseado num SoC Snapdragon X Elite.

- Advertisement -

Claro que a performance não é ainda 100%, visto que é ainda superior portar todo o código, ou pelo menos fazer uma hibridização (parte portado, outra parte emulado) do mesmo. Mas, as coisas estão a melhorar a um ritmo impressionante e transformativo.

O que mudou?

Bem, a performance começa a depender cada vez mais do GPU, e não dos núcleos de processamento do CPU.

Uma excelente notícia! Visto que apesar dos estratagemas de marketing das muitas fabricantes de smartphones… As grandes evoluções no SoC têm sido feitas no GPU e não no CPU.

Por isso, num sistema menos limitado por constrangimentos de temperatura e energia, o céu é o limite para um SoC como o Snapdragon X Elite.

O peixe costuma morrer pela boca!

Isto, dito da boca para fora, vale o que vale.

Mas, existem planos para lançar portáteis e tablets com este SoC ainda durante este ano de 2024! Todos eles tendo como base o bom e velho Sistema Operativo Windows 11. Vai ser aqui que vamos perceber se existe realmente motivos para esboçar um sorriso. Ou então, se a AMD e Intel ainda têm o seu ganha pão assegurado durante mais alguns anos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.