O mundo dos processadores pensados para dispositivos mobile é interessante, porque apesar de vários designs diferentes, e rivalidade palpável, a base é quase sempre a mesma. Ou seja, núcleos baseados naquilo que a ARM anda a desenvolver.
Pois bem, a Qualcomm já percebeu que o caminho não é este, e por isso, a partir do Snapdragon 8 Gen4 (2025), vai começar a utilizar os seus próprios núcleos. Por enquanto, os resultados são pura e simplesmente incríveis! Temos uma revolução a caminho!
Qualcomm tem planos para mudar, e bem, os seus processadores
Portanto, ao que tudo indica, a Qualcomm está a planear abandonar os núcleos ARM para se focar apenas e só nos seus próprios designs, a começar pelo novo Snapdragon 8 Gen4, que deve aproveitar núcleos Oryon, em vez dos atuais Cortex-X. Curiosamente, além da mudança de núcleos, a Qualcomm também está a pensar mudar um pouco a estratégia de separação de núcleos, um pouco à imagem daquilo que a MediaTek está a fazer, ao utilizar uma configuração 2 + 6. (2 núcleos focados na performance + 6 núcleos focados na eficiência energética).
Ainda mais curioso, é que esta configuração é também ela muito similar aquilo que a Apple anda a fazer nos processadores do iPhone.
Qual é o resultado disto no mundo real? Bem, os primeiros testes apontam para um Qualcomm Snapdragon 8 Gen4 mais rápido que o atual Apple M2. Um nível de performance incrível, visto que o M2 é um SoC mais exigente no campo do consumo de energia. Isto enquanto o Snapdragon 8 Gen4 tem de ser mais poupado, ao ser pensado para smartphones.
Dito isto, é provável que este processador já seja baseado nos 3nm da TSMC. Por isso, existe algum espaço para melhorar significativamente as frequências, e como tal, também aumentar o desempenho geral do chip. Temos também de salientar que este SoC já vai trazer suporte a memória de nova geração. Como é o caso da memória RAM LPDDR6, o que por sua vez significa mais largura de banda, e maiores níveis de eficiência energética.
Em suma, ainda temos algum tempo de espera à nossa frente. Visto que ainda vamos ver o lançamento do Snapdragon 8 Gen3 no final deste ano, ou início de 2024. Porém, a Qualcomm está a mexer-se um pouco, para continuar o seu caminho dominador no mundo Android, e quem sabe, até chegar a outros mercados, como o dos portáteis, nos próximos tempos.