Qual é o maior SSD que podes comprar em 2025?

Se és gamer ou trabalhas com ficheiros pesados, conheces bem o drama: o espaço nunca chega! Especialmente se na altura em que montaste o PC, tinhas um orçamento a cumprir, e por alguma razão, na tua cabeça, 512GB ou 1TB eram suficientes.

Mas, jogos como Baldur’s Gate 3 pedem 150 GB livres, e a tendência é só aumentar. Pior… Se antes um HDD era uma boa solução para armazenamento puro, agora ficaram para trás porque são lentos demais. Hoje, a solução passa por SSDs cada vez maiores e mais rápidos.

Mas afinal, qual é o limite em 2025?

O maior SSD do mundo (se tiveres carteira para isso)

No topo da cadeia temos o Solidigm de 122,88 TB PCIe 4.0. Custa uns absurdos 15.500 dólares (em promoção pode cair para 14.500), foi pensado para data centers, mas qualquer pessoa com saldo suficiente pode comprá-lo.

Claro que não há milagres. Ou seja, devido ao tamanho e ao conector, só funciona em PCs de secretária. Nada de PS5, portáteis ou Steam Deck. Mas com este monstro podes instalar todos os jogos dos últimos anos e ainda sobra espaço.

O maior SSD M.2 NVMe (para PC, portátil e até consola)

ssd

Aqui o teto é mais realista: 8 TB.

Tens, por exemplo, o WD_Black 8TB NVMe, que custa cerca de 599 dólares e oferece velocidades até 7.200 MB/s. É rápido e acessível o suficiente para a maioria dos utilizadores.

Mas quem quer o melhor do melhor tem agora uma nova opção: o Samsung 9100 Pro de 8 TB, compatível com PCIe 5.0. Alcança velocidades insanas de 14.800 MB/s em leitura e 13.400 MB/s em escrita. Foi pensado até para a PS5, cabendo no slot com dissipador incluído.

O preço? 1.019 dólares. Mas aqui já estamos a falar de topo de gama absoluto.

O maior SSD externo (para criativos em movimento)!

Para quem precisa de levar tudo atrás, o destaque vai para o Glyph Blackbox Plus U.2, disponível até 30,72 TB. É perfeito para quem grava em formatos pesados como Apple ProRes RAW, com velocidade até 1.050 MB/s.

Tem desvantagens, claro. Como é o exemplo de precisar de alimentação externa, vem formatado para macOS (podes reformatar para Windows). Além disso, o preço é proibitivo. A versão de 30,72 TB custa 4.995 dólares.

Conclusão

Em 2025, o maior SSD do mundo chega a 122 TB, mas só serve a quem tem orçamento de data center. Para utilizadores “reais”, os 8 TB em formato M.2 NVMe são a escolha óbvia, seja para PC, portátil ou PS5. Entretanto, para quem vive em viagens, os 30 TB externos já permitem levar um estúdio inteiro no bolso.

Mas claro, ter bom e grande… É sinónimo de gastar muito dinheiro.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque