Qual é o armazenamento mais rápido do mundo dos computadores nos dias que correm? É o SSD claro, aliás, rara é a vez que se vê um computador moderno equipado com um HDD em vez de um SSD, mesmo que seja para armazenamento puro.
Porém, a verdade é que existem vários tipos de drives SSD, todas elas com velocidades e capacidades diferentes. É preciso saber separar o trigo do joio!
- LINK
Qual a diferença entre um SSD SATA e um SSD M.2?
No fundo, é a velocidade! Mas, a coisa é mais complexa. Afinal, o tema da velocidade depende da construção do próprio SSD, e também da forma como este é montado na motherboard.
Portanto, enquanto um HDD é definido pelo uso de um disco mecânico, e uma agulha de leitura/escrita, uma drive SSD é definida pelo uso de chips de memória NAND Flash. Assim, da mesma forma que existem HDDs com diferentes velocidades de leitura/escrita e até com diferentes formatos, também existem SSDs com diferentes tipos de velocidade e formatos.
Dito isto, dentro do mundo SSD, as grandes diferenças estão na interface, e depois no tipo de memória utilizada, controlador, e uso ou não de memória RAM para cache. Tudo isto influencia a velocidade. Porém, no caso de um SSD SATA vs SSD M.2 NVMe, tem tudo a ver com a interface. Ou seja, uma entrada SATA tem um limite de 6 Gigabits por segundo, o que por sua vez significa 500~550MB/s de velocidade de escrita ou leitura de informação.
Entretanto, no caso da interface M.2, já temos outros limites, tudo graças ao uso das linhas de comunicação PCIe existentes no CPU e Motherboard. É uma tecnologia mais recente, e muito mais evoluída face à antiga interface SATA.
Aliás, é exatamente por isso que estamos sempre a falar dos diferentes padrões dentro do mundo PCI-Express para SSD. Afinal, enquanto um SSD PCIe 3.0 tem um limite teórico de velocidade de leitura a tocar dos 3.5GB/s, um SSD PCIe 4.0 já leva as coisas para os 7GB/s, e o PCIe 5.0 é ainda mais impressionante ao oferecer 14GB/s.
Antes de mais nada, tem mais dúvidas no mundo dos computadores? Partilhe-as connosco, e com os nossos leitores. Todas as dúvidas têm o seu valor! Não tenha medo de as tirar.