Com o lançamento da gama de smartphones Google Pixel 9, os utilizadores estavam ansiosamente à espera não só das novas atualizações que a gigante da pesquisa estava a planear trazer no lado do software e hardware, como também estavam esperançados de que existisse a incorporação da tecnologia de carregamentos sem fios Qi2, que caso não saiba, se baseira na tecnologia MagSafe que a Apple tem vindo a implementar nos iPhone mais recentes.
No entanto, a Google decidiu deixar essa adição tão interessante para uma outra altura. Porquê?
Qi2 deveria revolucionar, mas continua longe do mundo android!
Isto é curioso, porque já se falou do Qi2 na altura do lançamento dos Pixel 8, mas tal e qual como em 2023, a Google decidiu não implementar os Ãmans nos Pixel 9 de 2024. Porém, a Google explicou o porquê dessa decisão.
Muito resumidamente, a Google acha que ainda não vale a pena.
Portanto, desde que o mais recente padrão de carregamento sem fios (Qi2) foi lançado, há qualquer coisa como um ano. Isto ao introduzir o alinhamento magnético no ecossistema Android. Os utilizadores têm estado à espera que os dispositivos Android sejam lançados com carregamento sem fios de nova geração.
Porém, a Google veio agora a público afirmar que o protocolo mais antigo está amplamente disponÃvel no mercado, e como tal, não existe ainda uma justificação forte o suficiente para fazer a troca.
Mais concretamente, é muito provável que a Google, tal e qual como muitas outras fabricantes, aproveitem o design do ano passado para criar o seu novo smartphone. Como tal, é dispendioso arranjar espaço para os Ãmans que dão vida ao Qi2.
Apenas vamos ver a adoção do sistema, quando as fabricantes começarem a mudar os seus designs. Algo que curiosamente pode acontecer já com os Galaxy S25 de Janeiro de 2025! Visto que a filosofia de design deve mudar um pouco nesta nova geração.
Porém, é esperado que esta tecnologia não seja adotada de forma muito rápida pelo ecossistema Android. O que é realmente uma pena. Afinal, tal e qual como no iPhone e em alguns iPad, os utilizadores podem aproveitas os Ãmanes para fixar acessórios, como são carteiras, suportes, ou até tripés, tudo na parte de trás do smartphone.