Como é costume, e mesmo depois de várias propostas da Intel e NVIDIA, está praticamente confirmado… A PlayStation 6 e a próxima Xbox vão partilhar a mesma arquitetura gráfica da AMD.
Isto é algo que já acontece há 2 gerações, tem as suas vantagens (porque o desenvolvimento fica muito mais simples), mas também tem algumas desvantagens que acabam por aborrecer os jogadores.
É que se formos mesmo muito sinceros, as consolas PlayStation e Xbox são basicamente iguais em termos de performance. Por isso, além dos jogos exclusivos, que hoje em dia estão a ficar raros, é quase tudo igual.
Mas, a realidade é que a Microsoft já prometeu uma consola capaz de revolucionar os níveis de performance, por isso, podem existir surpresas.
PS6 e próxima Xbox vão usar a mesma arquitetura. Mais do mesmo?
O nome oficial ainda está no ar (fala-se em UDNA ou RDNA 5), mas tudo aponta para um salto geracional sério tanto nas gráficas dedicadas como nos chips personalizados para consolas.
A informação vem do leaker Kepler_L2, que garante que tanto a Sony como a Microsoft vão apostar nesta nova arquitetura. Isto vai ao encontro do acordo de vários anos entre a AMD e a Microsoft para futuros projetos de hardware, e reforça o compromisso das duas gigantes com uma base tecnológica comum.
O mais interessante?
Segundo o leaker, esta arquitetura UDNA vai oferecer um aumento de 20% em performance tradicional, mas onde promete mesmo brilhar é no ray tracing e em tarefas de inteligência artificial, com ganhos de desempenho até 200%.
Vamos ter um aumento absurdo no desempenho prático, porque as tecnologias como o FSR vão ser incríveis a gerar frames sem precisar de performance pura e dura.
Outra confirmação importante: não vamos ter 3D V-Cache nas GPUs destas consolas. A AMD vai continuar a reservar essa tecnologia para os processadores Ryzen, sem a aplicar ao lado gráfico nos chips semi-custom.
A grande questão agora é se a Microsoft vai finalmente conseguir tirar partido do hardware. Se tudo for igual no chip, a diferença entre as consolas volta a estar no ecossistema, nos jogos e na estratégia. E aí, sejamos sinceros, a Xbox tem andado a perder gás. Se não mudar de rumo, nem uma GPU nova vai salvar o barco.