Como se proteger do último roubo de dados massivo do Facebook!

Quando ninguém esperava (ou esperávamos mas achámos que nunca teria esta escala) houve uma massiva fuga de dados. Ou seja, os dados de milhões de pessoas do Facebook estão na Internet. Poucos países escaparam e Portugal não foi um deles. Assim os dados de dois milhões de portugueses estão à solta na Internet. Dito isto, recomendamos que se proteja desde já. A primeira coisa que deve fazer para se proteger devido a este roubo de dados do Facebook é mudar a sua palavra-passe. Depois ativar a autenticação de dois fatores. Assim nunca vão conseguir entrar na sua conta, a menos que também tenham o seu smartphone. Por fim tem de ter cuidado com o que receber na sua caixa de email. É que os ataques de phishing, sobretudo os dirigidos, vão aumentar.

Como se proteger do último roubo de dados massivo do Facebook!

Mudar a palavra-passe do Facebook e ativar a autenticação de dois fatores é outra forma de se proteger do roubo

Para isto aceda ao Facebook no computador e clique na seta no canto superior direito. Depois clique em Definições e Privacidade.

proteger roubo Facebook

Logo a seguir clique novamente em definições.

dados facebook portugueses, proteger roubo Facebook

Agora na nova janela clique onde diz segurança e início de sessão.

dados facebook portugueses, proteger roubo Facebook

Ora abaixo de início de secção carregue em Editar à frente de alterar a palavra-passe.

Quando tiver esse processo concluído terá de voltar novamente a este secções.

Depois procure por onde dizer Usar a autenticação de dois fatores, ative essa opção. Assim estará muito mais seguro.

Cuidado com os ataques de phishing

Considerando que foram revelados na Internet nomes, IDs, localizações, data de nascimento, endereços de email e números de telefone, é certo que os ataques de phishing dirigidos vão aumentar. É muito fácil criar-se, por exemplo, um email modelo que vá buscar estas variáveis a uma base de dados e envie de forma personalizada para vários utilizadores. As pessoas achando que é algo oficial por estarem lá presentes dados verdadeiros caem mais facilmente nos esquemas.

Mas afinal o que se passou com esta fuga de informação?

A base de dados que chegou à Internet contém informações de utilizadores em mais de 106 países. Incluindo 32 milhões dos Estados Unidos, 11 milhões de Inglaterra e 6 milhões na India. De Portugal são 2 milhões e como tal teremos de ter muito cuidado.

dados facebook portugueses

Entretanto alguns dados foram experimentados e funcionam realmente.

Assim este leak dá aos criminosos informações muito importantes que podem levar a muitos roubos de identidade.

Segundo Alon Gal, CTO da empresa Hudson Rock que descobriu esta base de dados, um conjunto de conteúdos deste tamanho vai levar a vários ataques de engenharia social ou tentativas de roubo de contas.

dados facebook portugueses

Este problema foi descoberto pela primeira vez em Janeiro quando um utilizador revelou num fórum que poderia revelar os números de telemóvel correspondentes a milhões de utilizadores do Facebook por um preço.

Agora a base de dados publicada num fórum de forma totalmente grátis, deu estes dados a toda a gente. Ou seja, temos de nos preparar para o que aí vem.

No entanto, neste momento não há nada que o Facebook possa fazer em relação aos utilizadores afetados uma vez que os dados já estão na Internet.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Google vai sofrer uma revolução com a loucura do ChatGPT

Como deve imaginar, apesar de alguns relatos mais 'flamejantes'...

Televisão 8K de 110” com 3D inovador. Comprava?

Como deve saber, as TVs 4K já são banais...

Intel baixa preço dos processadores em 20% (Core 12000)

No ano passado tivemos um aumento nos preços em...

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Artifact: Uma rede social baseada em Inteligência Artificial

Já andamos a ouvir falar de Inteligência Artificial há...