Processadores NVIDIA? Vão ser uma realidade!

Hoje em dia, consegue montar um PC com CPU e Placa Gráfica AMD, e dentro de muito pouco tempo, vai conseguir fazer exatamente o mesmo no lado da Intel. Visto que a gigante dos microprocessadores está prestes a lançar a sua primeira gama de placas gráficas realmente digna desse nome. Pois bem, ao que tudo indica, também já não falta muito tempo para conseguir fazer o mesmo no campo da NVIDIA. Consegue imaginar um CPU NVIDIA lado a lado com uma Placa Gráfica da mesma empresa? Está muito perto de ser uma realidade.

No entanto, apesar de muito interessante, isto pode abrir uma caixa de pandora no mundo dos computadores. Afinal de contas, uma plataforma que sempre foi ‘aberta’, pode mudar consideravelmente nos próximos anos, com grande marca a puxar a brasa para a sua própria sardinha.

Ou seja, a popularização de tecnologias proprietárias em cada lado da barricada.

Processadores NVIDIA? Vão ser uma realidade!

nvidia, Nvidia Problemas

Portanto, ao que tudo indica, a NVIDIA está a expandir o seu negócio focado nos CPUs, com o anúncio de um novo grupo de desenvolvido instalado em Israel. Estamos a falar de um esforço que primeiramente vai apostar forte e feio no mercado HPC, e que mais tarde… Bem… Pode servir de rival à AMD e Intel, num novo mercado, já longe da arquitetura x86.

Caso já não se lembre, foi em Abril de 2021 que o CEO da NVIDIA (Jensen Huang) anunciou a primeira arquitetura de CPU ARM de seu nome “Grace”, com um lançamento marcado para o início de 2023. Assim, ao que tudo indica, esta esforço continua de pé, e vai ser seguido de muitos outros projetos.

Entretanto, uma das poucas coisas que sabemos acerca da arquitetura Grace (ARM) é que vai oferecer um aumento incrível no treino de IA (10x), sendo também capaz de suportar a tecnologia NVLink, que por sua vez oferece 900GB/s de largura de banda entre o CPU e as placas gráficas NVIDIA. Ou seja, uma tecnologia proprietária, que vai ser obviamente exclusiva do hardware NVIDIA.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.