Processadores Intel VS AMD: Marketing ou Desempenho?

Quem está habituado a comprar um computador, seja ele Desktop ou portátil, já reparou que tem sempre um autocolante azul com a típica frase “Intel Inside”.

Os novos CPU’s AMD Ryzen não foram a bomba que alguns consumidores queriam, mas mesmo assim impressionaram bastante, o que é muito bom tendo em conta os longos anos de dificuldades que a empresa viveu e ainda vive

Dito isto, finalmente temos performance equiparável a um preço mais baixo, mas mesmo assim,  quando me pedem ajuda a montar um computador, e eu respondo com “AMD Ryzen” as pessoas torcem o nariz e pedem um CPU Intel… Porquê ?

(Barra maior é melhor)
Comparação da performance por dólar de processadores Intel e AMD (Maior é melhor)

 

A resposta é simples, a Intel está praticamente sozinha no mercado mid e high-end, faz quase 10 anos, e é muito difícil recuperar a confiança dos consumidores, ou fazer chegar a palavra quando as cabeças já estão formatadas, mas a realidade é que a escolha existe, e cabe a nós optar pelo melhor produto.

Benchmark processadores Intel vs AMD Ryzen

A concorrência é boa para o mercado e para nós, se quando compramos um carro andamos de stand em stand e de marca em marca, porquê que quando compramos uma ferramenta essencial para o nosso trabalho como um computador,  não procuramos também a melhor opção a nível de desempenho mas também a melhor opção para a nossa carteira.

Com as linhas acima não pretendemos afirmar que um é melhor ou pior, mas sim que à semelhança de todas as escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia, é necessário procurarmos sempre a melhor relação qualidade/preço para o fim que pretendemos.

E na vossa opinião? Quais são os melhores?

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

3 comentários em “Processadores Intel VS AMD: Marketing ou Desempenho?”

  1. Depois de muitos anos a nem sequer ponderar algo diferente que um Intel, vejo-me finalmente com um R5 1600x.
    A relação custo benefício é claramente uma das razões, mas não só. Para edição de video, a AMD deu um “novo brinquedo” para os que pretendem um desktop com elevada capacidade de multi-tasking, que é o meu caso.
    Não é perfeito (o consumo energético e sobreaquecimento poderiam melhorar) mas cumpre pelo valor pedido.

    Sendo um processador novo, acaba por ter menos opções em termos de boards que a existente para Intel.

    Ryzen 5 1600x
    MSI B350 Mortar
    MSI RX480 Gaming X 8GB
    GSkill 2X8GB 3000
    SSD Kingston 250 GB
    HDD Samsung 500 GB
    LG LD4 42″

  2. Sem dúvida que não tens o mesmo número de escolhas em boards, mas se fores fã de overclock, qualquer board e qualquer cpu Ryzen é desbloqueado de fábrica, não tens de gastar dinheiro “extra” como no caso das cpu’s “K” da Intel e das boards “Z”

    Também não nos podemos esquecer que é um processador extremamente recente de uma marca que esteve quase desaparecida. Com o passar do tempo, não tenho dúvidas que o leque de escolha vai aumentar, e todos nós agradecemos 😀

    PS: Excelente máquina 😀

Deixe um comentário