Problemas no PC? Isto é o que tem de verificar agora!

Ninguém está livre de problemas no PC. Nem as pessoas que trabalham com um computador mais antigo, nem quem comprou um mais recente. O pior de tudo é que quando isto acontece nem sempre é fácil identificarmos a causa do problema. No entanto vamos dizer-lhes o que deve verificar agora mesmo, pelo menos para tentar ultrapassar a grande maioria das situações.

Problemas no PC? Isto é o que tem de verificar agora!

Quando uma aplicação é a responsável

Em alguns casos uma aplicação pode ser a principal responsável por problemas no PC. É verdade que normalmente estas questões estão mais relacionadas com falhas no próprio sistema operativo. No entanto, uma aplicação com vários privilégios também pode dar origem a este problema. A questão é que na maioria dos casos ainda conseguimos aceder ao gestor de tarefas.

Assim tudo o que temos de fazer é recorrer a boa e velha combinação de teclas CRTL+ALT+DEL.

Depois temos de ver no gestor de tarefas qual a aplicação que está a encravar todo o sistema. Normalmente será fácil de identificar. Isto porque deve estar a ocupar 100% de CPU.

Windows 11 encravar, Problemas no PC

A seguir só temos de dar um clique com o botão direito do rato por cima da aplicação e escolhermos a opção Terminar Tarefa.

Verifique a temperatura do processador e da placa gráfica

Se o seu computador com Windows 11 continuar a reiniciar quando estiver a jogar, ou quando utilizar software que puxa mais pela máquina como o Photoshop ou o Illustrator, o hardware pode ficar demasiado quente. Na maior parte das vezes, é a temperatura do processador ou da placa gráfica que fica muito alta e o Windows tem de reiniciar o sistema para proteger o hardware.

Intel, core, Windows 11 a reiniciar

Normalmente, o hardware sobreaquece quando está a executar muitas aplicações e a utilizar muitos recursos. Pode verificar a temperatura do CPU e se parecer fresco o suficiente, olhe para a gráfica também.

Se notar que o hardware atinge temperaturas elevadas assim que iniciar o computador, poderá estar a lidar com um sistema de arrefecimento defeituoso. Neste caso, deve levá-lo a um serviço profissional ou então se tiver conhecimentos para isso mudar o sistema de arrefecimento e verificar o estado da massa térmica.

Desative o overclock ao seu computador

Se não sabe do que estamos a falar então eventualmente não fez overlock ao seu PC. No entanto se o fez claro que está a levar os componentes ao limite. É verdade que o desempenho é melhor. No entanto pode dar origem a problemas. Especialmente se não mudou o sistema de arrefecimento para dar reposta a isto.

RTX 3070, Windows 11 a reiniciar

Se o seu sistema reiniciar aleatoriamente, deverá revertê-lo para o estado original desinstalando qualquer software de overclock. Depois verifique se o problema ficou resolvido.

Analise o seu computador

Em alguns casos este problema pode estar relacionado com um vírus que entrou no computador. Dito isto, abra o menu de definições. Depois vá a privacidade e segurança. A seguir escolha Segurança do Windows. Depois clique em Abrir a Segurança do Windows.

Windows 11 a reiniciar

Do lado direito escolhe Proteção contra vírus e ameaças e clique em Análise Rápida.

Atualize a placa gráfica e outros componentes do sistema

Uma placa gráfica com drivers desatualizados pode levar a todo o tipo de problemas, incluindo um computador a reiniciar. Assim é boa ideia verificar qual é a sua placa gráfica e atualizar os drivers para a última versão. A maioria do software da Nvidia, AMD ou Intel faz isto automaticamente.

Threadripper

Entretanto será boa ideia também atualizar outros controladores que estejam ligados a componentes que tem no computador.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Mito ou verdade: o ar condicionado causa dor de garganta?

É suposto o ar condicionado tornar a nossa vida mais confortável. Normalmente, funciona. No entanto, há alturas em que o ar condicionado pode provocar...

Automóveis autónomos não querem que faça o dedo do meio!

A General Motors está determinada em preparar o caminho para um futuro em que os carros autónomos e os veículos autónomos façam mais sentido....

Os fumos do gasóleo representam um risco de incêndio?

O combustível, seja qual for o tipo, tem de ser manuseado corretamente. Isto porque se não tiver cuidado, o mais pequeno erro pode facilmente...

Conduzir em ponto morto poupa combustível: verdadeiro ou falso?

Uma crença comum entre os condutores é que conduzir em ponto morto poupa combustível. De facto, esta é mesmo uma das dicas mais frequentemente...

Melhore a precisão do GPS no Google Maps agora mesmo!

O Google Maps revolucionou a forma como nos deslocamos e exploramos o mundo à nossa volta. Esta poderosa ferramenta de navegação e mapeamento tornou-se...

Não tire o smartwatch do pulso quando vai dormir!

Os smartwatches e outros wearables têm muitas utilizações no que diz respeito ao acompanhamento da condição física e da saúde. Estão cheios de sensores...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados