A corrosão das rodas é inevitável. Quando o desgaste persiste, leva à oxidação. Quanto mais tempo tiver o seu veículo e quantos mais quilómetros percorrer, maior é a probabilidade de isso acontecer. Entretanto os problemas nos rolamentos da roda são frequentemente os mais comuns, e existem alguns sinais fáceis de detectar que sugerem que precisa de os substituir. Veja como diagnosticar este problema nos rolamentos das rodas!
O seu carro pode estar com problemas nos rolamentos das rodas!
Ruído
Um dos sinais mais comuns de problemas nos rolamentos das rodas são os ruídos. É fácil confundir isto com um ruído do motor, por isso ouça com atenção para descobrir qual o componente do automóvel que está a criar o som. Pode notar que o som se torna mais alto quando acelera.
O virar do volante faz barulho
Outro sintoma importante é um ruído distinto quando roda o volante. Uma vez que os rolamentos das rodas desempenham um papel essencial na mudança de direção, é provável que note uma diferença no tom ou na intensidade do ruído quando vira o volante.
Ruído de raspagem do rolamento
Muitas vezes, o ruído invulgar que ouve é descrito como um raspar. Um ruído de raspagem das suas rodas que soa a metal a roçar em metal indica que os rolamentos das rodas já não estão na posição correcta e que partes dos mesmos estão danificadas.
Ruído de batida da roda dianteira
Um ruído de batida proveniente da sua roda dianteira é um sinal típico de problemas nos rolamentos das rodas. Uma vez que as suas rodas dianteiras sofrem a maior parte do impacto quando conduz, estes rolamentos de roda desgastam-se ou danificam-se mais rapidamente do que as rodas traseiras. Um ruído de batida sugere que os rolamentos se soltaram e já não estão a funcionar corretamente.
Ruído de moagem
Um ruído de moagem na sua roda sugere que existe fricção nos rolamentos da roda. Ou seja, onde não deveria existir, e é provável que estejam gastos ou danificados. É mais provável que ouça este tipo de som ao virar e pode também notar que os seus pneus estão a desgastar-se de forma irregular.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!