Primeiro disco rígido de 1GB: Sabe quanto pesava?

Hoje em dia, estamos habituados a comprar um smartphone de 100€ ou 150€, que já vem com 128GB de armazenamento interno e 6GB de memória RAM. Aliás, qualquer smartwatch recente, já vai ter pelo menos 1GB de memória RAM, algo que usamos no nosso pulso, todos os dias.

Mas nem sempre as coisas foram assim! Afinal de contas, o primeiro “disco rígido” pesava uns incríveis 30 quilogramas!

Primeiro disco rígido de 1GB: Sabe quanto pesava?

Portanto, estamos a falar de um produto que na altura custaria cerca de 45 mil euros, com um peso à volta dos 30 Kg. Na foto em cima, estamos a olhar para um IBM 3380 Direct Access Storage Device (DASD), montado num sistema, capaz de armazenar até um máximo de 2.52 mil milhões de caracteres de informação. O que na altura (1981) significa um quadruplicar do armazenamento disponível num só componente.

Entretanto, o IBM 3380 esteve disponível em diferentes modelos, com capacidades e funcionalidades diferentes, para claro, diferentes tipos de necessidades. Existiam modelos capazes de custar quase 150 mil euros, na altura.

Em 1991, a IBM já tinha conseguido reduzir o tamanho físico de 1GB para uma disco rígido HDD tradicional. E claro, nesta altura do campeonato, 1GB já não é nada, e até já é capaz de encontrar pequenos cartões SD com 512GB ou mais.

Ademais, o que pensa de toda esta evolução? É incrível a quantidade de informação que temos em mãos em qualquer momento do dia! Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.