Primeira placa gráfica AMD de 6nm sorriu para as câmeras

Como dissemos há alguns dias atrás, a AMD vai apostar num refresh da sua gama de placas gráficas Radeon RX 6000, ao mudar-se de malas e bagagens para o processo de 6nm da TSMC, em vez do velhinho (e muito bem sucedido) processo de 7nm.

Sim, como já deve ter percebido, não estamos a falar de uma revolução gráfica. Algo que apenas deverá acontecer quando a AMD apostar na sua nova gama RX 7000, e por sua vez, a NVIDIA apostar nas suas novas RTX 40.

Mas pode vir a ser algo realmente muito interessante. Especialmente se além do aumento de performance e eficiência energética, estas placas também chegarem com bons níveis de stock!

Primeira placa gráfica AMD de 6nm sorriu para as câmeras

Portanto, o primeiro GPU RDNA 2 baseado no processo de 6nm (Navi 24) está mesmo prestes a chegar às prateleiras, servindo de base para a nova RX 6500 XT. Sim, leu bem, a arquitetura é exatamente a mesma (RDNA 2)! Mas vamos ter algumas melhorias no campo da performance, e também da eficiência energética, na passagem para um processo mais evoluído tecnologicamente.

Contudo, como já deve ter percebido, a AMD vai preferir apostar primeiramente em placas de gama baixa e gama média, chegando às muito desejadas RX 6700, 6800, etc… Um pouco mais tarde.

Entretanto, quanto a esta RX 6500 XT (e também RX 6400 Low Profile), estamos a falar de uma placa gráfica com 1024 núcleos stream, divididos por 16 unidades de computação, com a ajuda de 4GB de memória num bus de 64-bit, e claro, de 16MB de Infinity Cache.

Em suma pode ser o início de algo em grande!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Pode ser uma mudança de paradigma para o mundo das placas gráficas? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.