Parece incrível mas estes produtos têm prazo de validade!

Muitas pessoas não sabem disto mas a verdade é que determinadas coisas que parecem impensáveis têm data de validade. Embora alguns produtos pareçam durar para a sempre, a verdade é que quase tudo tem uma data de validade. Não prestar atenção aos prazos de validade pode não só tornar os produtos ineficazes, como também pode representar potenciais perigos.

Parece incrível mas estes produtos têm prazo de validade!

Gasolina

A gasolina é algo que usamos quase todos os dias, mas nem toda a gente sabe que tem uma data de validade. Quando a gasolina fica muito tempo sem ser utilizada, pode transformar-se numa substância espessa e pegajosa que é difícil de tratar. Esta substância pegajosa pode entupir os seus filtros de combustível e dificultar o arranque do seu motor.

combustíves, gasolina, gasóleo, meteu combustível

Usar gasolina fora do prazo de validade também pode causar sérios danos ao seu motor, deixando-o com reparos caros. A boa notícia é que é fácil saber quando a sua gasolina está estragada – basta cheirar. Se tiver um cheiro azedo ou estranho, então está na altura de se livrar dela e começar de novo com um novo depósito ou recipiente de gasolina.

Isto aconteceu a várias pessoas que numa altura em que houve escassez de gasolina resolveram acumular e acabaram por a deitar fora.

Cadeiras auto

As cadeiras auto são um artigo essencial para os pais de crianças pequenas, mas sabia que também têm prazo de validade? A maioria das cadeiras auto tem uma vida útil de cerca de seis anos, após os quais podem deixar de oferecer proteção adequada em caso de acidente. Com o passar do tempo, os materiais da cadeira auto podem degradar-se, a espuma pode quebrar-se e o plástico pode tornar-se quebradiço, tornando a cadeira auto insegura.

Verifique sempre a data de validade do fabricante na sua cadeira auto e substitua-a quando esta tiver expirado.

Pilhas

As pilhas são outro artigo que as pessoas assumem frequentemente que durará para sempre, mas mesmo que não estejam a ser utilizadas, as pilhas podem perder a carga com o tempo. Quando as pilhas expiram, podem ter fugas ou mesmo explodir, representando um potencial perigo de incêndio.

Para saber se uma pilha expirou, verifique o código de data na pilha. Se não houver código de data, verifique se há sinais de corrosão ou fuga. Também é importante notar que as temperaturas extremas também podem fazer com que as pilhas expirem mais rapidamente, por isso tente guardar as pilhas num local fresco e seco para prolongar a sua vida útil.

Extensões elétricas

As extensões elétricas são uma forma prática de ligar vários aparelhos, mas também têm uma vida útil limitada. Com o tempo, podem ficar sobrecarregadas, provocando sobreaquecimento e potenciais incêndios. A proteção contra picos de tensão nas extensões elétricas também se pode desgastar com o tempo, deixando os seus dispositivos vulneráveis a picos de tensão.

prazo de validade

Para saber se uma extensão eléctrica expirou, procure sinais de desgaste, como cabos desgastados ou fichas soltas. Para garantir a segurança dos seus dispositivos e da sua casa, é importante substituir as suas extensões eléctricas de poucos em poucos anos, especialmente se notar quaisquer sinais de danos.

Tinta

A tinta é outro item que as pessoas costumam guardar durante demasiado tempo. Com o tempo, a tinta pode separar-se, dificultando a sua mistura e aplicação. Os produtos químicos da tinta podem também decompor-se ao fim de algum tempo, provocando um odor desagradável e fumos potencialmente nocivos.

Para saber se a sua tinta expirou, procure sinais de separação ou um odor desagradável. Se a tinta tiver um cheiro rançoso ou azedo, está na altura de a deitar fora. É melhor deitar fora a tinta velha de forma adequada e investir em tinta fresca para o seu próximo projeto doméstico.

Lixívia e outros desinfetantes

A lixívia e outros desinfetantes são uma parte essencial de qualquer rotina de limpeza, mas, tal como muitos artigos domésticos, também têm uma data de validade. Com o tempo, os químicos da lixívia podem decompor-se, tornando-a menos eficaz na eliminação de germes e bactérias.

Os desinfetantes fora de prazo podem tornar-se menos estáveis e potencialmente perigosos, especialmente se forem misturados com outros produtos químicos de limpeza. Para saber se o seu desinfetante expirou, procure uma mudança de cor ou um odor desagradável. Os especialistas recomendam a substituição dos seus desinfetantes todos os anos.

Protetor solar

É difícil sobrevalorizar a importância do protetor solar como parte da sua rotina diária de cuidados com a pele. Mas este produto só pode ser utilizado durante algum tempo antes de precisar de substituir o frasco.

Com o tempo, os ingredientes ativos do protetor solar podem decompor-se, tornando-o menos eficaz na proteção da sua pele. Para saber se o seu protetor solar expirou, procure a data de validade no frasco. Se não houver data, verifique se há alterações na consistência ou um odor desagradável.

Detetores de Fumo

Os detetores de fumo são um item de segurança essencial em qualquer casa, mas também eles têm uma data de validade. Com o tempo, os sensores dos detetores de fumo podem tornar-se menos sensíveis, tornando-os menos eficazes na deteção de fumo e de potenciais incêndios. As pilhas dos detetores de fumo podem desgastar-se com o tempo, deixando a sua casa vulnerável ao fogo.

Para saber se o seu detetor de fumo está fora de prazo, procure a data de validade no dispositivo. Se não houver uma data, os especialistas recomendam a substituição do seu detetor de fumo a cada dez anos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.