Portugueses só compram smartphones aborrecidos?

As fabricantes bem tentam! Especialmente nestes últimos anos em que a inovação tem estado aquém. Ou seja, todos os anos surgem novas cores e acabamentos para animar o mercado, desde o Titanium Orange da Apple até aos tons pastel da Samsung e da Xiaomi.

Mas em Portugal, a realidade é outra… Segundo várias marcas e retalhistas nacionais, os portugueses continuam a escolher quase sempre o mesmo: preto, cinza ou, no máximo, azul escuro.

Na verdade nem são os Portugueses, mas sim as lojas que levam o produto para as prateleiras. Porque… Acham que os Portugueses gostam de jogar pelo seguro.

A cor vende! Mas não cá?

Nos últimos anos, os fabricantes têm investido em versões vibrantes para destacar os seus topos de gama.

Por exemplo, como dissemos em cima, a Apple apostou num laranja intenso para o iPhone 17 Pro, e no caso da Motorola, até existe uma parceria com a Pantone.

No entanto, quem olha para as prateleiras das lojas portuguesas percebe rapidamente o que sai mais rápido: os modelos clássicos e discretos.

Um representante de uma grande marca revelou à Leak.pt que, apesar das cores diferentes chamarem a atenção nas campanhas, os retalhistas pedem sempre mais unidades das versões neutras, porque estas são as únicas que garantem escoamento rápido.

“O consumidor português prefere jogar pelo seguro”, admitiu.

O medo de arriscar (e de não revender)

Sabe porquê? Os portugueses compram o smartphone a pensar na revenda.

iPhone

Quando chega o momento de trocar, um equipamento preto ou cinzento é sempre mais fácil de vender em segunda mão. Um modelo cor-de-rosa ou verde pode ser mais bonito, mas é também mais “difícil de despachar”.

Isto é algo que é de facto real, e passou pela minha cabeça quando comprei o iPhone 17 Pro Laranja. Foi giro no momento, e fica bem nas fotos. Mas, para o ano, quando quiser dar o salto… Vou passar dificuldades.

Outro fator é o hábito de usar capas. A maioria dos consumidores mete logo uma capa opaca, muitas vezes preta, escondendo completamente a cor original do telefone. O resultado? A diferença entre ter um smartphone vermelho ou cinzento torna-se irrelevante.

Em Portugal? O smartphone é uma ferramenta! Nos outros lados? É diferente. 

Em Espanha há mais liberdade para cores diferentes, e nos mercados Asiáticos é outra realidade.

A cor pode ser parte da identidade pessoal.

O smartphone é uma extensão da personalidade, e as pessoas querem mostrar isso. Por cá, o telemóvel ainda é visto como uma ferramenta de trabalho ou um objeto utilitário. E, como qualquer ferramenta, o importante é que funcione bem, não que chame a atenção.

🔥 Este artigo foi útil?


Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque