Apesar de tudo o que tem acontecido nos últimos tempos à Netflix, é inegável o seu sucesso por terras Lusas. Dito isto, ainda se lembra da sua chegada ao mercado Nacional? Foi no dia 21 de outubro de 2015 que a gigante Netflix anunciou a sua entrada no mercado português e, desde então, passou a fazer parte do dia-a-dia de milhões de portugueses.
Mas isto levanta várias questões… Qual foi o impacto real, e qual é o futuro da plataforma?
Portugueses são os maiores fãs da Netflix e já podem dar mega like
Portanto, a plataforma de streaming líder de mercado chegou a Portugal na mesma altura em que também chegou a Espanha e a Itália! Sendo atualmente a plataforma do género mais acedida pelos portugueses, indicada por 79,1% de utilizadores de serviços de streaming.
Qual é a razão para o sucesso no território Português?
A diversidade de conteúdo é uma das razões que leva aos portugueses a optarem por esta plataforma. Que caso não saiba, surge agora com uma nova funcionalidade. Estamos a falar do ‘Mega Like’, que traz consigo a possibilidade de distinguir alguns projetos da tabela de classificação mais básica atualmente adotada pela plataforma.
Qual é a importância do like?
Geralmente, os serviços online adotam um sistema de classificação por estrelas, com um máximo de cinco estrelas, o que à partida pode fazer parecer com que esta ideia da Netflix seja um pouco ousada. Contudo, se pensarmos bem em todo o poder de um like, talvez não seja bem assim.
Ao fim ao cabo, a geração Y, também conhecida como ‘Millenials’, ou seja, a geração que cresceu e conhece a Internet como ‘Tu’ (idade tecnológica jovem) tem no like um selo da aprovação. Aliás, de forma incrível, vários estudos referem que 62% dos adultos desta geração mostram melhor autoestima após ter tido um like ou algo da sua autoria ter sido partilhado nas redes sociais.
Na verdade, para estas pessoas da idade tecnológica, o like e as partilhas de desconhecidos têm um peso maior do que um grupo de amigos físico. O que é incrível, e ao mesmo tempo até um pouco preocupante.
Para estes indivíduos, a partilha, por exemplo, das fotos nas praias do Algarve nas redes sociais, com a devida hashtag, vale mais do que aproveitar de facto aquela semana em que rumam a sul pelas férias do verão. Do mesmo modo, dar um mega like na sua série favorita pode acabar por ser mais significativo do que dar cinco estrelas. Tal é o valor do ‘Like’ para estes utilizadores.
Fará assim tanta diferença?
Ao classificar os seus títulos favoritos, vai ajudar a que o algoritmo da plataforma consiga, de uma forma mais eficaz, entender quais as suas preferências, e sugerir-lhe títulos que tenham mais a ver consigo.
Além disso, estas alterações são ótimas formas de manter os consumidores cativados, com uma plataforma que não se limita simplesmente a ser um arquivo de conteúdos estanque. Mas que interage de alguma forma com os seus consumidores.
Prova disso é a aposta relativamente recente da plataforma no setor dos jogos, com a introdução, por exemplo, do Trivia Quest – uma série interativa baseada no popular jogo Trivia Crack –, os famosos Perguntados, que deixaram os portugueses agarrados ao ecrã dos seus smartphones, e que promete agora reunir todos juntos à smartTV.
O futuro
Algumas alterações, como a funcionalidade do mega like, podem parecer pequenas. Já outras, como a integração de séries interativas e jogos relacionados com algumas das séries mais populares da plataforma. Podem abrir outras portas para o futuro desta plataforma.
Imagine sentir-se na pele de um verdadeiro professor da Casa de Papel ao serão na sua sala! Ou, até mesmo, por que não testar novas habilidades num jogo baseado no ‘Um Ritmo Perfeito’. Parece que o futuro terá tudo para merecer um mega like.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!