Utilizar o portátil sempre ligado à corrente danifica a bateria?

Um portátil é uma máquina pensada para ser móvel, por isso, traz uma bateria incluída no ‘pacote’. No entanto, verdade seja dita, é completamente normal ver portáteis mais tempo ligados à corrente do que a funcionarem apoiados pela bateria. Especialmente agora que temos tanta gente fechada em casa.

Mas não será esta forma de uso má para a bateria do portátil?

A explicação não é simples, por isso, vamos por partes.

É que enquanto há alguns anos era relativamente simples retirar a bateria do portátil e utilizá-lo apenas ligado à corrente, a grande maioria dos portáteis modernos vem com baterias integradas muito difíceis de retirar ou trocar. O que levanta uma questão… Será boa ideia estar sempre com o portátil ligado à corrente?



Utilizar o portátil ligado à corrente causa danos à bateria?

portátil ligado à corrente

Antes de mais nada, é preciso ter em conta que existem dois tipos de bateria:

  • lithium-ion
  • lithium-polymer

Dito isto, apesar de serem tecnologias diferentes, funcionam de maneiras bastante similares. Onde as afirmações em baixo são verdade:

  • Uma bateria não está sempre a carregar. (Quando chega aos 100%, termina o carregamento. Volta a carregar quando a voltagem baixar, por exemplo, 99%).
  • Perder completamente a carga danifica a bateria. Ou seja, deixar a bateria a 0%, e deixá-la assim durante muito tempo, poderá por a célula num “deep discharge state“, um estado que poderá ser irrecuperável.

Dito tudo isto, como é que uma bateria de Lithium perde capacidade ou se danifica significativamente?

Portanto, a verdade acerca deste tipo de baterias, é que são muito instáveis e começam a perder capacidade a partir do momento que saem das linhas de produção. No entanto, há vários fatores que podem acelerar este acontecimento.

  • Uma bateria já não vicia, mas todas as baterias têm um número finito de ciclos de carga. Quanto mais ciclos tiver, mais desgastada irá ficar. (100 aos 0% é um ciclo completo, e 100 aos 99% é 1% de um ciclo).
  • Nível de voltagem. Quanto maior o nível de carga da bateria, menor será o tempo de vida da bateria. (É um desgaste lento)
  • Temperaturas demasiado altas ou demasiadas baixas podem causar danos na célula. O que por sua vez diminui a capacidade da bateria. (Deixar um portátil dentro de um carro ao sol, pode causar um aumento significativo da temperatura, o que por sua vez traz efeitos nefastos para a bateria. Mesmo que o portátil esteja desligado.)

Recomendações

  • Uma bateria pode ser protegida se tentar manter a percentagem de carga entre os 40%~80%. (Segundo alguns estudos, poderá conseguir 3x ou 4x mais ciclos)
  • Evitar carregamento rápidos, porque provocam o aquecimento da célula.

Conclusão

Em suma, deixar o portátil sempre ligado à corrente não é a melhor ideia de sempre. Aliás, algumas fabricantes até aconselham a remoção da bateria se tencionar usar o portátil apenas através do carregador. Curiosamente, a Apple teve este conselho no seu site durante meses:

  • “O uso ideal de um MacBook passa por utilizar o portátil no comboio, e depois carregá-lo no escritório. Isto faz com que os “sumos” da bateria continuem a fluir.”

Mas será o fim do mundo ter o carregador ligado?

Não, este tipo de uso não irá causar danos sérios no imediato. É algo que apenas irá notar a médio/longo prazo.

Qual é a solução?

Aqui é que está a beleza da situação… Não existe uma solução ideal. Se utilizar sempre o carregador, irá causar danos. Mas se utilizar sempre a bateria, irá gastar os ciclos de carga mais rapidamente.

Por isso, o uso ideal está algures no meio, ou seja, num compromisso entre estes dois tipos de uso.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também