PlayStation Classic sem Gran Turismo ou Crash Bandicoot… Porquê?

Ontem, a Sony revelou a sua lista completa de jogos incluídos na PlayStation Classic! E enquanto a coleção de 20 jogos foi bem recebida, alguns jogadores foram rápidos a notar a falta de alguns títulos muito importantes da sua infância.

Infelizmente, a Sony nunca teve grande hipótese, ao contrário da Nintendo que conseguiu juntar uma lista estrondosa de títulos com as suas consolas ‘Classic’.

Vamos tentar perceber porquê.

Licenciamento de Músicas

Vários estúdios aproveitaram o facto da consola usar CD’s, para incluir músicas muito populares… Que necessitam de licenças para serem utilizadas, claro está.

A banda sonora de jogos de desportos radicais como Tony Hawk Pro Skater, ou JetMoto, continham faixas imensamente populares, que na altura, tiveram negociações bastante complicadas para serem utilizadas.

- Advertisement -

Os direitos musicais são geralmente limitados a um certo período de tempo, com um certo impacto na maneira como os jogos são vendidos alguns anos após o seu lançamento.

Por exemplo, Alan Wake voltou recentemente às lojas online, apenas depois da Microsoft ter renegociado as licenças músicas.

Em suma, o facto de ter de haver uma renegociação, ou até remoção de algumas faixas, poderia levar à existências de alguns problemas com os fãs, por isso a Sony deixou os jogos mais problemáticos de parte.

Licenças adicionais

O jogo Madden 98, é discutivelmente o melhor jogo de futebol americano em 2D de sempre! Sendo produzido com licenças acordadas com a NFL e seus jogadores.

Posteriormente, temos Gran Turismo que é sem dúvida um dos jogos de corrida de carros mais populares de sempre! Contendo cerca de 140 carros, todos eles com licenças acordadas com as marcas, bem como algumas músicas, também elas com necessidade de licenciamento.

No fundo, se há coisa mais complicado do que negociar licenças com os estúdios de música… A negociação com os fabricantes de carro e NFL deverão algumas uma das escolhas mais prováveis.

Remakes, re-lançamentos e remasters

Crash Bandicoot, Spyro the Dragon e até Resident Evil 2, parecem títulos óbvios para serem incluídos no pacote de jogos ‘Clássicos’! No entanto, nenhum deles faz parte da lista…

Afinal de contas, estes três jogos pertencem a estúdios fora do domínio da Sony, e todos eles já têm versões ‘melhoradas’ no mercado.

Os melhores jogos da PlayStation eram de estúdios fora do domínio da Sony

A Nintendo é responsável pelos melhores jogos das suas consolas… E embora a Sony também tenha exclusivos espectaculares, os melhores jogos da sua PS1 eram maioritariamente produzidos por outros estúdios.

E enquanto os distribuidores no passado tinham acordos ou eram mesmo detidos pela Sony, as coisas mudaram! E os direitos de vários jogos como Tomb Raider, Mortal Kombat 2, Dino Crisis, etc… Estão agora espalhados por vários novos donos, o que complica imenso o licenciamento.

Onde está o comando DualShock?

PlayStation Classic sem

Embora a omissão da maioria dos títulos de alto gabarito possa ser explicada por complicações a nível de licenças… Temos um jogo bastante especial para vários jogadores, na forma de Ape Escape, que não se encontra na lista!

Mas porquê?

Pois bem, o Ape Escape foi o primeiro jogo da consola a requerer o uso do comando DualShock! Algo que não vinha na embalagem da consola, quando a comprava.

E como a PlayStation Classic é baseada no hardware original, os comandos incluídos são os primeiros sem ‘Joystick’, e não os mais recentes DualShock… O que impossibilita o suporte ao Ape Escape.


Via

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.