Sou muito honesto, pessoalmente, não vejo grande lógica no lançamento de uma PlayStation Pro nesta geração. Porém, segundo todos os movimentos da gigante Japonesa dentro da indústria de consolas, é exatamente isso que vai acontecer, muito provavelmente no final de próximo ano.
Afinal de contas, segundo novos ‘leaks’ e rumores, o DevKit desta consola já está finalizado, e está pronto a ser enviado para os estúdios.
PlayStation 5 Pro vai ser mesmo real. DevKits a caminho!
Portanto, ao que tudo indica, antes da PS5 Pro, a Sony vai mesmo lançar uma espécie de PS5 Slim ainda em 2023, naquilo que vai ser uma consola muito similar à atual em termos de design e tamanho, com a diferença do leitor Blu-Ray desaparecer.
Isto significa que em vez de duas versões, vai passar a existir apenas uma versão da PS5 no mercado. Agora com um design interno um pouco mais simples, e por isso, com custos de produção mais baixos para a Sony. Mais uma vez, apesar de ser conhecida como PS5 Slim, esta consola não vai contar com um design mais compacto ou minimalista. (O leitor vai ser vendido à parte! Para quem o quiser.)
Entretanto, além desta consola, a Sony também já terminou o desenvolvimento da PS5 Pro, e até já tem kits de desenvolvimento para entregar aos estúdios. Esta consola deve chegar ao mercado no final de 2024, quando a PS5 fizer 4 anos de vida.
Os devkits devem chegar aos estúdios principais do Universo Sony PlayStation ainda durante este mês de Maio, com os restantes a chegar aos estúdios secundários até ao final do ano.
PlayStation 5 Pro: Faz sentido, ou não?
Honestamente, acho que não faz mesmo muito sentido. A PlayStation 5, apesar do seu sucesso comercial, não é de todo uma consola barata.
Dito isto, a existir, a PS5 Pro vai aparecer na segunda metade do ciclo de vida da PlayStation 5, a um preço que vai ser muito provavelmente assustador.
Uma consola tem normalmente 6~7 anos de vida no mundo dos videojogos, salvo raras exceções, como foi o caso da PS4 com o COVID. Dito isto, com a PS5 Pro a aparecer em 2024, vai ter aproximadamente 3~4 anos de vida. Faz sentido? Especialmente quando apenas agora, em 2023, é possível ir a uma loja comprar uma PS5 sem ter de andar em filas, ou lidar com scalpers? Tenho as minhas dúvidas.
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!