Placas Gráficas vão aumentar… O aviso está feito!

AMD prepara nova subida de preços nas placas gráficas. Outra vez? Há coisas que cíclicas no mundo das GPUs. Por isso, num mundo em que os preços aumentaram um absurdo, e de facto nunca baixaram por aí além, eis que temos uma nova crise para dificultar ainda mais a vida.

Ou seja, a NVIDIA continua a cobrar o que quer, e apesar de a AMD andar a tentar ser a alternativa, a realidade é que as memórias vão criar problemas graves a todos.

Placas Gráficas vão aumentar… O aviso está feito!

Segundo um novo rumor vindo da China, a AMD avisou os parceiros de que está a preparar um segundo aumento de preços. E sim, é exatamente o que estás a pensar. A desculpa é a mesma que tem atormentado toda a indústria: o preço da memória.

A primeira subida, feita em outubro, passou despercebida porque não mexeu no preço final ao consumidor. E, na verdade, as placas AMD Radeon já estavam muito próximas do preço recomendado de venda, por isso… Ficou tudo bem. Mas esta agora já não vai ser tão simpática. O aumento será maior e aplicável a toda a gama Radeon 9000. Para já não há data marcada, mas o aviso já circula.

E o timing? É delicioso.

A Radeon RX 9070 XT tinha finalmente caído para valores decentes. Nos Estados Unidos já houve uma ASRock a bater os 599 dólares de MSRP. Na Europa a tendência também começava a alinhar. Depois de meses e meses de preços inflacionados, a placa estava finalmente onde devia estar.

E agora… isto.

Mas… A verdade é que o mercado DRAM está completamente de pernas para o ar.

A procura louca por produtos ligados à inteligência artificial está a sugar capacidade de produção que antes era dedicada a módulos normais. Resultado? O preço da memória está a disparar.

Em alguns casos, os aumentos ultrapassam os 60%, por isso, o impacto vai ser de facto muito agressivo. Toda a memória, desde a DDR5 para PCs normais, até à LPDDR5 de portáteis, smartphones, etc… E claro, nunca esquecendo a GDDR que dá vida às placas gráficas.

Aliás, neste último exemplo, o preço subiu perto de 30 por cento porque as fábricas estão a priorizar DDR5 de servidor, HBM e tudo o que mete IA ao barulho.

Com isto, a AMD está a reagir como costuma reagir toda a gente neste mercado. Se lhes custa mais comprar, vai custar mais vender.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque