A AMD está finalmente a ter sucesso nas suas placas gráficas, o que muito se deve a todas as falhas que a NVIDIA tem vindo a fazer na sua própria recente gama de placas gráficas RTX 50.
Porém, apesar do facto de a AMD ter garantido que as placas RDNA 4 seriam vendidas ao preço recomendado (PVPr), a marca continua a permitir que os seus parceiros apliquem os valores que bem entenderem.
O que claro está, já começou a dar raia.
Placas Gráficas: Agora é a vez da AMD ter preços estranhos
Infelizmente, não Só os Modelos Premium, mas Também os base… Está tudo ficar mais caro. Algo interessante, mas também desapontante.
Afinal, na semana passada, a AMD veio a público garantir que não aumentaria os preços das RX 9070, contrariando rumores de que os valores subiriam logo após o lançamento dos primeiros lotes.
A empresa até chegou a afirmar que iria “incentivar” os seus parceiros a manterem os preços recomendados. Mas, só pode mesmo fazer isso. A ganância controla o resto.
Mas O Que Significa “Incentivar”?
Não é claro se isto já está a acontecer em Portugal, mas em outras regiões, os preços já subiram mais de 100€, e a tendência é aumentar ainda mais à medida que a procura continua a ultrapassar a oferta.
Vale tudo?
Não foram apenas os modelos XT a sofrer aumentos. A série RX 9070 viu subidas de até $130 em lojas como a Micro Center e de pelo menos $50 na Overclockers UK. Isto prova que, apesar da AMD afirmar que incentiva o PVPr, os parceiros têm total liberdade para definir os preços que quiserem.
Em suma, se está a pensar comprar uma RX 9070, talvez seja boa ideia esperar para ver se a bolha estoura, ou então considerar alternativas mais em conta. Aliás, o melhor será mesmo não comprar nada, para as lojas perceberem que não vale tudo para fazer dinheiro.