Inicio Especiais PlayStation 5 apenas vai ser capaz de 9.2 TFLOPs... Vitória para a...

PlayStation 5 apenas vai ser capaz de 9.2 TFLOPs… Vitória para a Xbox?

PlayStation 5 apenas vai ser capaz de 9.2 TFLOPs… Vitória para a Xbox? – Parece que o fim de 2019 trouxe uma enxurrada de informações acerca da PlayStation 5, especialmente acerca da sua placa gráfica que tem feito correr tanta tinta nos meios de comunicação.

Afinal de contas, muitas têm sido as afirmações a dizer que o GPU do SoC que a AMD criou para as consolas de novação irá ser mais poderoso que qualquer placa gráfica Radeon alguma vez lançada no mercado. Aliás, o mesmo foi dito para as placas da NVIDIA, mas a fabricante rapidamente riu e respondeu na mesma moeda. Ora leia:



Placa gráfica da PlayStation 5 apenas irá ser capaz de oferecer 9.2 TFLOPs! Será que a Microsoft já ganhou a guerra?

vitória para a xbox

Portanto, o popular site Digital Foundry analisou muita da informação recentemente ‘leaked’ para chegar à conclusão que a Sony irá utilizar um GPU Navi ‘custom’ com 36 unidades de computação capazes de chegar aos 2GHz.

Aliás, o GPU aqui utilizado é tão flexível, que até traz consigo modos de baixa potência para conseguir emular de forma perfeito tanto a PS4 Original como a mais recente PS4 Pro. Ou seja, graças aos esforços da AMD e Sony, a PlayStation 5 vai conseguir correr todos os jogos da atual geração.

Mas voltando ao potencial máximo da placa gráfica da PlayStation 5… Parece que a aposta vai ser insuficiente!

Ao fim ao cabo, o GPU do SoC AMD criado para a PS5 irá ser ‘apenas’ capaz de oferecer 9.2 TFLOPs de potência de computação. O que claro está, fica bastante aquém dos 12 TFLOPs que o GPU da Xbox Series X irá oferecer.

Dito isto, é óbvio que a performance pura e dura não é tudo numa consola! Tal e qual como a PlayStation 3 provou há alguns anos atrás, quando o seu poderoso mas complicado Cell foi um autêntico tiro no pé.

Contudo, tendo em conta que as arquiteturas das consolas de nova geração são bastante similares às utilizadas na geração passada… Não me parece que exista o mesmo problema de desenvolvimento. Ou seja, a Microsoft tem mesmo uma vantagem bastante significativa na performance, o que poderá ser terrível para a Sony a médio/longo prazo.

É que apesar da PS3 provar que a potência não é tudo. Também é verdade que a PlayStation 4 venceu a atual geração de consolas por ser ligeiramente mais poderosa que a sua rival Xbox One.


PlayStation 5 apenas vai ser capaz de 9.2 TFLOPs… Vitória para a Xbox? -Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...