Por vezes, não é o melhor smartphone que ganha. A reputação de uma fabricante, e isto também vale para a gigante Google, é feita com tudo aquilo que é feito ao longo do ciclo de vida de um produto.
Dito tudo isto, o Google Pixel 10 chegou com promessas de potência e eficiência, e de facto, as reviews foram muito boas para o uso do dia-a-dia da grande maioria dos utilizdaores.
Claro que a série Pixel 10 tem as suas falhas, mas é inegavelmente uma gama de aparelhos cada vez mais incontornável no mundo dos smartphones.
Ainda assim, vários utilizadores relatam quebras de desempenho gráfico em jogos e aplicações de edição de vídeo, algo que já começa a manchar a reputação do SoC Tensor G5.
Dito tudo isto, a questão agora é… A Google consegue mesmo resolver o problema com uma simples atualização de software?
O chip não está a impressionar!
Todos nós sabemos que os SoC Tensor não são, e de facto nunca foram, um portento da performance. A ideia é serem eficientes, e extremamente focados naquilo que a Google quer atingir com cada novo lançamento da sua gama Pixel.
Mas, uma coisa é não ser tão poderoso quanto os outros chips topo de gama, outra é falhar em tarefas básicas.
O GPU é um problema sério no smartphone, que já tem mais de 2 meses de mercado. Jogos engasgam, apps de edição também… Não pode ser. Aliás, curiosamente, em alguns testes, o Pixel 9 com GPU Mali até consegue resultados superiores aos novos Pixel 10.
A culpa parece estar na driver!
O Pixel 10 está a usar um driver gráfico desatualizado. O GPU PowerVR vem com o driver 24.3, enquanto a fabricante Imagination Technologies já lançou a versão 25.1, que traz compatibilidade nativa com o Android 16 e suporte para Vulkan 1.4, entre outras otimizações importantes.
Aliás, a driver atual do GPU não é compatível com o sistema operativo. Daí os problemas atuais.
Porém, mesmo com as atualizações mensais de setembro e outubro, a Google não atualizou o driver. O que é estranho, e é também uma desilusão.
Atualização pode chegar apenas em dezembro
Com base em ciclos anteriores, tudo indica que o novo driver gráfico será lançado em dezembro, juntamente com o Pixel Feature Drop e o Android 16 QPR2. Isso significa que quem comprou o Pixel 10 terá de esperar mais de um mês para ver melhorias reais no desempenho.
São 3 meses de performance aquém, naquilo que é um topo de gama.
A Google tem de ser mais rápida, e de facto, começa a ser inegável que tem também de apostar mais na performance a sério. Caso contrário, todos os pontos positivos que colecionou ao longo dos anos, facilmente são perdidos com estes erros de “rookie”.
🔥 Este artigo foi útil?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


